Biden: ataques dos EUA no Iraque tiveram como meta ‘dissuadir Irã’ e novas ações podem ser tomadas


Os ataques aéreos militares dos Estados Unidos no Iraque na segunda-feira (25) tiveram como objetivo interromper uma série de ataques em curso contra militares norte-americanos na região, disse o presidente Joe Biden hoje (27), segundo a agência Reuters.

“Os ataques tinham como objetivo degradar e interromper a série de ataques em curso contra os EUA e os nossos parceiros, e para dissuadir o Irã e os grupos de milícias apoiados pelos iranianos de conduzirem ou apoiarem novos ataques contra pessoal e instalações dos Estados Unidos”, disse Biden em uma carta aos principais líderes do Congresso estadunidense.

Biden acrescentou que Washington “está pronto para tomar novas medidas, conforme necessário e apropriado, para enfrentar novas ameaças ou ataques“.
Folheto da Marinha dos EUA divulga imagem do míssil de ataque terrestre Tomahawk (TLAM) sendo lançado do cruzador de mísseis guiados USS Cape St. George, no mar Mediterrâneo, 23 de março de 2003 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2023

O confronto foi a mais recente demonstração de como a guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas corre o risco de se espalhar por todo o Oriente Médio, ressalta a agência Bloomberg.
O número de grupos não estatais, bem como a imprevisibilidade das operações militares israelenses e das potenciais respostas do Irã, torna difícil prever quando é que incidentes específicos poderão desencadear uma escalada mais ampla, analisou a mídia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Cotações futuras do milho fecham a quarta-feira em queda nas Bolsas
Próxima Governo deve fechar 2023 com déficit primário de R$125 bi, diz secretário do Tesouro