Bate-papo com a CNM apresenta dicas para elaboração das DCASP’s e Notas Explicativas


Crédito: Agência CNM

A área de Contabilidade é a convidada da semana para o Bate-papo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) desta semana. Na sexta-feira, 24 de fevereiro, os especialistas da entidade apresentarão algumas dicas para a elaboração das Demonstrações Contábeis (DCASP´s) e das Notas Explicativas. A programação é transmitida ao vivo pelas redes sociais da CNM: Youtube e Facebook e os gestores já podem encaminhar suas dúvidas sobre o assunto para o e-mail: bate-papo@cnm.org.br.

Entre os convidados para edição estão o analista técnico da área de Contabilidade da CNM, Marcus Cunha; a professora da Universidade de Brasília (UnB) Diana Lima e o contador público do Município de Vitória (ES), Ericsson Marcel. A expectativa é que, durante uma hora de conversa, eles apresentem de forma simples dicas e ferramentas que possam ajudar os gestores municipais.

A CNM destaca que as Demonstrações Contábeis figuram como o produto final da atividade da área de Contabilidade de um Município e servem como principal instrumento para prestação de contas, responsabilização (accountability) e tomada de decisão. A elaboração, encaminhamento e publicação das DCASP’s é obrigação legal para todo gestor público, e estas necessitam estar de acordo normas e manuais de Contabilidade para que sejam avaliadas e auditadas pelos órgão de controle externo, poder legislativo e sociedade.

As DCASP’s , chamadas muitas vezes de peças de balanço, constituem importante instrumento também de transparência pública, ao passo que seus relatórios contemplam informações de natureza patrimonial, orçamentária, financeira e de controle dos entes. Por meio das DCASP`s podem ser avaliados os atos da gestão e do gestor, e delas aferidos recortes importantes para comprovação de obrigações constitucionais e legais, fiscais, orçamentárias, além de análises sobre alterações patrimoniais e fluxos financeiros.

A CNM alerta que, tão importante quanto gerenciar recursos públicos obedecendo às regras orçamentárias, financeiras e contábeis, o gestor precisa garantir que suas demonstrações espelham corretamente aquilo que foi executado, e dessa forma garanta a qualidade das informações financeiras divulgadas.

Fonte: amm

Anteriores No mercado do boi, frigoríficos seguem menos ociosos
Próxima Sema-MT abre inscrições para curso avançado de licenciamento ambiental