Bajaj Dominar 160: preços, versões, equipamentos e custos de manutenção


A moto Bajaj Dominar 160 chegou ao Brasil com uma tarefa difícil, enfrentar as líderes de mercado Honda CG 160 e Yamaha Factor 150. Apesar de ser um pouco mais cara que as concorrentes japonesas, a motocicleta da marca indiana oferece um conjunto mais completo e interessante.

A Bajaj Dominar 160 ainda não aparece entre as 10 motos mais emplacadas no ranking de motocicletas urbanas vendidas no Brasil. Mas isso pode mudar em breve, já que a Bajaj inaugurou oficialmente a sua fábrica em Manaus (AM) em junho deste ano e deve aumentar a escala de produção do modelo.

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De acordo com os dados do mês de junho, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Bajaj ocupa a 11ª colocação no ranking de motos emplacadas no mercado brasileiro, com 3.617 unidades vendidas. A marca indiana já está à frente de fabricantes como Dafra, Suzuki e Harley-Davidson.

Neste artigo você vai conhecer todos os detalhes da Bajaj Dominar 160. Confira a seguir!

A motocicleta urbana Bajaj Dominar 160 é o modelo de entrada da marca indiana no Brasil. A moto tem um motor monocilíndrico com arrefecimento líquido de 160,3 cm³, com comando simples de válvulas no cabeçote (SOHC), quatro válvulas (duas de admissão e duas de escape) e duas velas, que entrega 17 cv de potência a 9.000 rpm e 1,48 kgfm de torque máximo a 7.250 rpm. O motor da Bajaj Dominar 160 tem injeção eletrônica e trabalha em conjunto com um câmbio de cinco marchas com engates precisos.

Esse desempenho é melhor que o da Honda CG 160 Titan, por exemplo, principal concorrente da Bajaj Dominar 160. A moto japonesa, com um motor refrigerado a ar de 162 cm³, entrega potência de 14,9 cv a 8.000 rpm e torque de 1,4 kgfm a 7.000 rpm (com gasolina).

A suspensão dianteira da Bajaj Dominar 160 é do tipo telescópico, com garfos invertidos de 31 mm, um diferencial para o segmento. Atrás, a suspensão é do tipo monochoque com nitrox (amortecimento a gás), assim como na Bajaj Dominar 400. A moto tem ainda rodas de 17 polegadas e novos pneus sem câmara de 100/80 R17 na frente e 130/70 R17 atrás.

Outro grande diferencial para a categoria está nos freios da Bajaj Dominar 160, que são a disco com ABS nas duas rodas. A roda dianteira tem um disco de 300 mm, já a roda traseira tem um disco de 230 mm.

A moto de entrada da Bajaj no Brasil tem 2,02 metros de comprimento, 0,80 m de largura e 1,06 m de altura, com altura mínima em relação ao solo de 1,70 m e distância de 1,37 m entre os eixos. A moto tem peso em ordem de marcha, ou seja, com todos os fluídos e pronta para rodar, de 152 kg.

O painel da Bajaj Dominar 160 é completinho, com conta-giros analógico centralizado, luzes espia à esquerda e tela de LCD à direita com velocímetro, combustível, relógio e hodômetro. No modelo 2024, o painel tem ainda novas funcionalidades, como indicador de marchas, média de consumo e autonomia.

A moto indiana de entrada no Brasil tem um tanque de combustível com capacidade para 12 litros de gasolina. Com o tanque cheio, o motociclista pode rodar até 480 km sem precisar abastecer, considerando um consumo médio de combustível de 40 km/l. Essa distância pode variar de acordo com a forma da pilotagem e o peso do motociclista e, se for o caso, do garupa.

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A Bajaj Dominar 160 é oferecida no Brasil em apenas uma versão, nas cores vermelha (Cocktail Wine Red), preta (Ebony Black), branca metálica (Pearl Mettalic White) e cinza (Pewter Grey). O preço público sugerido da Dominar 160 é de R$ 16.900, à vista.

De acordo com o Manual do Proprietário, a Bajaj Dominar 160 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem (se as revisões forem feitas nas concessionárias Bajaj do Brasil). A garantia de fábrica Bajaj está limitada a defeitos de fabricação e/ou montagem de peças, e sua manutenção está condicionada aos termos descritos no Manual do Proprietário.

A primeira revisão da Dominar 160 deve ser realizada aos mil quilômetros, ou um mês, o que acontecer primeiro, e tem um custo de apenas R$ 87,08. A segunda revisão da moto urbana de entrada da marca indiana deve ser feita aos cinco mil quilômetros, ou quatro meses, e custa R$ 237,08. A mão de obra da primeira revisão é gratuita para o cliente. A partir da segunda revisão, o proprietário da Bajaj Dominar 160 deve pagar pelas peças substituídas e também pela mão de obra.

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Fonte: direitonews

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