Avião que Explodiu na Barra Funda Já Tinha Histórico de Acidente Grave na Venezuela e Sofreu Danos Significativos


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O avião King Air F-90, que explodiu após cair em uma avenida da Zona Oeste de São Paulo no dia 7 de fevereiro de 2025, já havia sido envolvido em um acidente grave no Aeroporto de Valencia, na Venezuela, em 2013. De acordo com um relatório oficial do Ministério para Transporte Aéreo da Venezuela, a aeronave, à época com o prefixo YV503T, sofreu “danos estruturais significativos” após uma falha no recolhimento do trem de pouso logo após a decolagem. O piloto, que estava sozinho no voo, conseguiu retornar ao aeroporto sem ferimentos, mas o impacto causou danos na fuselagem e nas asas.

A investigação da Direção Geral de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos da Venezuela apontou que a falha foi causada pela instalação incorreta do rolamento do suporte do atuador da haste do trem de pouso, além de uma supervisão insuficiente dos procedimentos de fabricação.

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Onze anos depois, o mesmo avião, agora registrado pela Federal Aviation Administration (FAA) nos Estados Unidos, voltou a se envolver em um acidente, desta vez em São Paulo. A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte e, poucos minutos depois, caiu na altura do condomínio Jardim das Perdizes, na Zona Oeste da cidade. O acidente resultou na morte do empresário e advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, proprietário do avião, e do piloto Gustavo Medeiros. Outras dez pessoas ficaram feridas, e o avião destruiu árvores, placas de trânsito e atingiu a traseira de um ônibus parado na Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, a cerca de 5 km do aeroporto.

O avião foi adquirido pela Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos em dezembro de 2024, recebendo o prefixo PS-FEM. A empresa tem vínculo com o Aeroporto Campo de Marte e foi fundada por Márcio Louzada Carpena. A Polícia Civil de São Paulo segue investigando as causas do acidente, ocorrido por volta das 7h18 da manhã, nas imediações do Allianz Parque.

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Fonte: gazetabrasil

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