Avião com brasileiros resgatados vai decolar de local próximo a Gaza, diz chanceler brasileiro


O avião destacado pelo governo brasileiro para fazer o resgate de cerca de 20 brasileiros atualmente sitiados em Gaza vai decolar de um local na fronteira do Egito com a cidade palestina, não mais do Cairo, como negociado anteriormente com autoridades egípcias.
A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, na noite desta sexta-feira (13).
O resgate está previsto para a manhã do próximo sábado (14). De acordo com autoridades brasileiras, falta apenas uma sinalização de Israel permitindo a passagem dos brasileiros sem bombardeios.
“O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza possam sair pelo Egito. É a única forma de sair. Sairiam nesse ônibus, que os transportará amanhã [sábado]. E o que nós propusemos é que saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde o avião da Força Aérea Brasileira estará esperando”, afirmou Mauro Vieira.
Uma fotografia mostra o que parecem ser bombas incendiárias de fósforo branco durante um bombardeio em Douma, uma das poucas bolsas remanescentes controladas pelos rebeldes em Ghouta Oriental, nos arredores da capital. Damasco, 23 de março de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023

A declaração do chanceler foi dada pouco após uma reunião a portas fechadas no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual foi discutida a situação em Gaza e a criação de um corredor humanitário para evacuar civis nas zonas de conflito. O encontro terminou sem um acordo estabelecido.
Anteriormente, o governo brasileiro havia negociado com autoridades egípcias que os brasileiros cruzariam a fronteira de Gaza com o Egito, e seguiriam para a capital Cairo, onde embarcariam para o Brasil.
Os brasileiros estão abrigados em uma escola católica em Gaza. O resgate estava previsto para esta sexta-feira (13), porém foi adiado por questões de segurança, após bombardeios realizados por Israel, que se intensificam durante a noite.
O avião utilizado na operação é uma aeronave de uso da Presidência da República, que foi disponibilizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser usada no resgate. No momento, o avião está em Roma, na Itália, aguardando autorização do Egito para seguir para o país.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Movimento Hamas elogia posição de Putin no conflito palestino-israelense
Próxima Representante russo na ONU diz que Oriente Médio está à beira de uma guerra em grande escala