Autoridades dos EUA e da Turquia discutem referendos na Ucrânia e OTAN em reunião não anunciada


25145068

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, se reuniu com o principal conselheiro do presidente turco Tayyip Erdogan, Ibrahim Kalin, em Istambul neste domingo (2) e discutiu “o progresso na adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN“, disse a Casa Branca em comunicado.
Entretanto, o encontro não foi previamente anunciado à mídia, relata a Reuters. A rejeição de Ancara aos referendos russos realizados em áreas ucranianas também foi discutida.
Durante a reunião, Sullivan e Kalin também conversaram sobre “seu apoio às negociações de paz entre a Armênia e o Azerbaijão, a importância do diálogo e da diplomacia para resolver quaisquer desacordos no Mediterrâneo Oriental […]”, disse a Casa Branca.
Pessoas com bandeiras durante concerto de comemoração da adesão à Rússia das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, e das regiões de Kherson e Zaporozhie, Parque Central de Novosibirsk, Novosibirsk, Rússia, 30 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022

Ontem (1º), a Turquia afirmou, após a realização dos referendos, que “esta decisão, que constitui uma grave violação dos princípios estabelecidos do direito internacional, não pode ser aceita”, disse o Ministério das Relações Exteriores turco citado pela mídia.
Anteriores PRF e GAECO (MP) prendem dois por transporte de eleitor
Próxima Simone Tebet diz que eleitor dará ‘voto no escuro’ e critica polarização