O projeto de lei, apresentado ao parlamento federal australiano no verão de 2023, finalmente se tornou lei, marcando um marco importante na abordagem do país em relação à glorificação do nazismo.
No entanto, vale ressaltar que a suástica em si não está incluída na proibição, uma vez que é um símbolo antigo em várias religiões, como hinduísmo, budismo e jainismo.
“O ato público da saudação nazista, a exibição pública ou a comercialização de símbolos nazistas de ódio agora são proibidos por lei – uma legislação histórica que entrou em vigor hoje”, afirmou Dreyfus em comunicado.
A nova lei visa garantir que ninguém na Austrália tenha permissão para glorificar ou lucrar com atividades e símbolos que enalteçam os nazistas e sua ideologia. “Não há lugar na Austrália para atos e símbolos que glorifiquem os horrores do Holocausto e atos de terrorismo.”
A legislação antinazista na Austrália surge em um contexto global, onde a Rússia, há anos, tem apresentado anualmente à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) resolução para combater a glorificação do nazismo.
Em 2023, a resolução russa foi aprovada na Terceira Comissão, com 118 países votando a favor, 49 contra e 14 se abstendo. No entanto, notáveis países como EUA, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão, Ucrânia, França, Canadá e outros, incluindo a própria Austrália, se opuseram à resolução.
Fonte: sputniknewsbrasil