A Comissão de Segurança Eletrônica da Austrália investiga a omissão da rede social X diante de denúncias de aliciamentos de crianças e adolescentes através da plataforma. A informação foi divulgada pela Agência Brasil nesta terça-feira (10).
Conforme o órgão, nos três primeiros meses após a compra do antigo Twitter pelo bilionário Elon Musk, a detecção proativa de material de exploração sexual infantil caiu de 90% para 75%. Em setembro do ano passado, a rede social chegou a ser multada em US$ 610 mil (R$ 3,4 milhões) após não responder às notificações da comissão australiana para combater a situação.
Já na audiência na última segunda (9), o X argumentou que não respondeu aos questionamentos por terem sido dirigidos ao Twitter em fevereiro de 2023. No mês seguinte, mudou de nome e também houve alteração na composição da companhia.
Sem respostas, foi aberto um processo na Justiça australiana. “A não conformidade do Twitter/X foi considerada mais séria, com a empresa falhando em fornecer qualquer resposta a algumas perguntas, deixando algumas seções inteiramente em branco. Em outros casos, o Twitter/X forneceu uma resposta que estava incompleta e/ou imprecisa”, acrescentou a publicação.
No Brasil, o descumprimento de determinações judiciais levou à suspensão da rede social no fim de agosto. Na ocasião, após o encerramento do escritório da companhia no país, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que caso não fosse indicado um novo representante legal em território brasileiro, as atividades da rede ficariam paralisadas.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil