Aula aberta aborda comunicação sobre cuidados paliativos


A Liga Acadêmica de Medicina Paliativa (LAMP) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) realizam na próxima terça-feira (28) a aula aberta sobre “Comunicação sobre cuidados paliativos”. O evento acontece ao vivo, via Google Meet, às 18h, horário de Cuiabá, e as inscrições são abertas e gratuitas.

A Presidente da LAMP, Roberta Mânica de Almeida, conta que os cuidados paliativos olham para a totalidade do ser humano e que devem ser indicados precocemente e seguir apoiando o paciente, família e equipe em todas as fases da doença.

“Ele deve ser utilizado quando a quimioterapia está fazendo efeito e quando não está. É imprescindível desmistificar um conceito errôneo sobre o assunto, de que estes só são indicados quando o paciente está em iminência de morte, uma vez que os cuidados paliativos seguem, infelizmente, associado a uma alternativa a quando “não há mais o que fazer”, ressalta.

A ação será conduzida por Daniel Antunes Alveno, fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação, pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorando em Saúde Baseada em Evidência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Daniel Antunes Alveno é também preceptor de Estágio da Especialização em Reabilitação em Emergência e Urgência (UNIFESP); Atualmente professor e fisioterapeuta responsável pelo setor de Cuidados Paliativos do Hospital São Paulo; Autor de diversos capítulos de livros e artigos científicos, presentes em congressos no Brasil, apresentando  resultados do seu mestrado em Amsterdam/Holanda.

Os inscritos receberão o link de acesso ao evento virtual no dia da ação, via e-mail.Para a emissão do certificado, a organização orienta que é necessário que todos interajam, estejam com as câmeras ligadas e respondam ao formulário de presença. O 2º Simpósio de Cuidados Paliativos está previsto para  os dias 12 e 13 de maio.

Mais informações pela rede social Instagram ou e-mail lampufmt@gmail.com

Fonte: ufmt

Anteriores Etanol é um biocombustível?
Próxima Lei garante recursos financeiros às unidades de saúde filantrópicas