Auditoria externa para manutenção de certificados ISO 9001 e 50001 é concluída nesta quinta-feira


ebd07bdb85317c6c506a23561102c9fc

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Após quatro dias de avaliação, foi concluída nesta sexta-feira (27) a auditoria externa referente à manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001 do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O processo, realizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), considera o cumprimento de exigências sobre oito produtos. 

“Os sistemas implementados estão em pleno vapor, sendo executados efetivamente. Constatamos grandes avanços em um ano, as pessoas estão envolvidas e trazendo resultados. O trabalho tem consistência. Entendo que o Tribunal está em direcionamento correto dos sistemas”, explicou o auditor responsável, José Eduardo Rodrigues, em reunião com os líderes dos setores envolvidos.

O trabalho teve foco nos resultados obtidos ao longo de um ano.  “O auditor nos elogiou bastante e reforçou que somos referência para outros tribunais do Brasil.  Ele também ficou muito impressionado com a iniciativa do presidente, conselheiro, José Carlos Novelli, no sentido de apoiar e orientar os jurisdicionados”, afirmou o titular da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Integração (Seplan), Adjair Roque. 

Vale destacar que o TCE-MT é certificado com o selo ISO 9001 desde 2012, tornando-se referência entre as instituições públicas do Brasil.  Portanto, a avaliação leva em consideração o grau de responsabilidade de toda a equipe envolvida e, ao final, o resultado do fomento aos processos que recebem as duas certificações. 
Assim, embora a validade dos selos seja garantida até 2024, a auditoria acontece anualmente, assegurando o padrão de qualidade dos processos.  

É o que explica a gerente do Sistema de Gestão de Energia (SGE), Débora Farah. “É um processo de melhoria contínua. Recebemos várias dicas de como melhorar ainda mais as ações, então a auditoria foi muito produtiva. Há uma tensão, por estarmos sendo auditados, mas no final, estamos muito felizes com o resultado na nossa gestão, que conta com uma equipe bastante envolvida”, conclui. 

Certificações 

 O reconhecimento da excelência dos produtos oferecidos pelo TCE-MT engloba o Plenário Virtual, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da qualidade das informações inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE), a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo e o Radar de Controle Público. 

Além disso, único órgão público do Brasil a possuir a certificação ISO 50001, o TCE-MT implementou e mantém o Sistema de Gestão de Energia, que tem o propósito de permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar continuamente seu desempenho e consumo energético.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Anteriores Departamento de Estado dos EUA anuncia plano de combate ao tráfico de armas enviadas à Ucrânia
Próxima Eleições 2022: MP Eleitoral recomenda sobre a ocorrência de assédio eleitoral nos ambientes de trabalho no Piauí