Audi Q3 é o carro premium mais barato feito no Brasil; leia o teste


RESUMO DA NOTÍCIA

O que um SUV cujo preço começa em R$ 285.990 faz nesta lista? Trata-se do “mais barato” carro premium produzido no Brasil. Isso mesmo. Hoje o Audi Q3 sai da linha de montagem da fábrica localizada em São José dos Pinhais (PR). É um processo de CKD, no qual as partes do carro chegam importadas e tudo é montado por aqui. Vale lembrar que a porta de entrada para o mundo premium no país também é um carro da Audi, nesse caso o A3, que parte de R$ 275.990 (tanto na carroceria hatch quanto na sedã), porém o veículo vem da Alemanha.

Bom, o Q3 atual estreou no Brasil no início de 2020, ainda importado da Hungria. Em 2022, o SUV foi, digamos, nacionalizado — juntamente com a configuração Sportback — em um investimento de R$ 100 milhões da Audi no Paraná. Preço? O Q3 chegou há três anos custando entre R$ 179.990 e R$ 209.990. Hoje, depois de uma pandemia e da falta global de componentes, vai de R$ 285.990 a R$ 338.990. No entanto, é bom ressaltar que, à época, todas as configurações eram equipadas com o motor 1.4 turbo de 150 cv. Agora a linha só traz o 2.0 turbo de 231 cv.

E isso é um grande benefício. Se o 1.4 turbo anterior era apenas razoável, o 2.0 turbo dá outro comportamento ao SUV, com acelerações e retomadas robustas (0 a 100 km/h em 7 segundos cravados, de acordo com a marca). A direção tem um peso adequado, mas poderia ser mais precisa. A suspensão, por outro lado, tem bom acerto entre segurar a carroceria e filtrar as imperfeições do asfalto. Já o câmbio automático de oito marchas faz boas trocas e reduções e bom gerenciamento dos mais de 34 kgfm de torque.

A lista de itens de série é interessante desde a versão de “entrada”, com faróis full LED, rodas de 18 polegadas, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, multimídia com tela de 10,1”, monitoramento da pressão dos pneus, seis airbags e botão de partida.

O acabamento do Audi não faz jus ao preço. Claro que há couro e peças emborrachadas, mas a finalização é sóbria e algumas partes têm plásticos de textura duvidável. O espaço atrás é bom para dois passageiros. Os 2,67 metros de entre-eixos jogam a favor, mas o túnel central é demasiado elevado e prejudica quem vai no meio. O porta-malas leva bons 530 litros.

VEJA TAMBÉM

O Q3 tem um valor competitivo em relação aos rivais. O Mercedes-Benz GLA é muito caro (começa em R$ 357.900) e vem com o motor 1.3 motor turbo de 163 cv, desenvolvido em parceria com a Renault. Já a recém-lançada nova geração do BMW X1 (dos três, o que mais vendeu em 2022) parte de R$ 297 mil e vai até R$ 350 mil.

Antes de entrar na loja e sair de lá com o Audi, no entanto, fique ligado! O SUV deve passar por mudanças em breve, já que a atual geração está na metade de sua vida. Antes de o novo Q3 chegar às lojas, a Audi deve lançar o novo Q5 — e a partir daí saberemos como será o estilo do SUV mais barato da fabricante alemã no Brasil. Porém, isso só deve acontecer em meados de 2024.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Prêmio IEL de Talentos: conheça os vencedores do Paraná
Próxima Obras da Escola Municipal do Pedra 90 avançam em ritmo forte