Audi mostra protótipo do carro que vai usar na Fórmula 1 a partir de 2026


A Audi só vai entrar na Fórmula 1 em 2026, mas aproveitou o Salão de Xangai (China) para apresentar pela primeira vez ao público o protótipo de seu carro para a principal categoria do automobilismo.

Vale lembrar que a etapa chinesa da competição acontece na cidade. Mas curiosamente, Xangai não sediará a corrida em 2023, ainda como reflexo da pandemia de covid-19.

Ainda que a estreia da Audi na Fórmula 1 esteja distante, a fabricante alemã afirmou que acelerou o desenvolvimento do carro e da tecnologia. Segundo a empresa, a primeira versão do conjunto mecânico, formado por motores a combustão, elétrico, bateria e unidade de controle eletrônico, deve entrar na fase de testes ainda em 2023.

Atualmente, 260 pessoas trabalham na equipe de desenvolvimento da equipe Audi Formula Racing GmbH. Alguns desses funcionários já faziam parte da divisão Audi Sport, voltada para a preparação de carros de rua. Até o final do ano, o objetivo é ter mais de 300 empregados trabalhando no projeto.

Os próximos passos, segundo a Audi, são a conclusão de um novo edifício que abrigará equipamentos de teste para o desenvolvimento dos motores elétricos. A construção será na cidade alemã de Neuburg, nas proximidades da sede da empresa, em Ingolstadt (Alemanha).

Porém, a construção dos carros de Fórmula 1 deve acontecer nas instalações da Sauber, na Suíça. Isso porque a Audi fechou uma parceria com o time suíço e vai ocupar o lugar no grid que hoje pertence a Alfa Romeo. Ainda não há qualquer informação sobre os pilotos que vão competir pela Audi.

A entrada da Audi na Fórmula 1 é a consolidação do plano do Grupo Volkswagen de ingressar na lucrativa categoria.

Nos últimos anos, os boatos de que o Grupo Volkswagen estaria de olho na Fórmula 1 só ganharam força. Quando a categoria aprovou um novo regulamento de motores, com estreia prevista para 2026, o rumor se confirmou e os alemães confirmaram a entrada de não apenas uma, mas duas marcas no certame.

Isso porque além da Audi, a Porsche também tentou entrar no mundial. Mas os alemães de Stuttgart parecem ter desistido do negócio. Houve negociações com a Red Bull, mas a Porsche disse que as tratativas não deram resultado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Primeiro nanossatélite da indústria brasileira é lançado em órbita nos EUA
Próxima Flora Amazônica pode combater o envelhecimento