Grandes grupos automotivos criam submarcas na China para vender carros elétricos mais baratos a todo instante. Este é o caso da Leapmotor, que em breve estará no Brasil pela Stellantis, ou até da Lynk & Co, que tem dedo da Volvo. Agora a Audi entrou na brincadeira e o nome de sua nova marca surpreende: se chama… Audi.
Na verdade, o correto é AUDI, com letras maiúsculas. Isso porque as quatro argolas foram substituídas por um lettering simples que aparenta ser iluminado. O objetivo é diferenciá-la da empresa alemã, que ainda está totalmente por trás do DNA da marca chinesa. A outra fabricante envolvida é a SAIC, parceira de longa data do Grupo Volkswagen.
Por enquanto, apenas um carro conceito foi mostrado: o Audi E, com pegada sportback. A marca diz que outros dois modelos estão nos planos, sendo um de médio e outro grande. Nota-se que a ausência das quatro argolas garantiu um design mais permissivo, pois o novo carro chinês não herdou características dos veículos alemães.
As dimensões do Audi E são de 4,87 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,46 m de altura e 2,95 m de distância entre-eixos. Como referência, são proporções próximas do Audi A5 Sportback. A capacidade do porta-malas não foi divulgada.
Os novos carros terão a mesma base técnica ADP (“Advanced Digitized Platform”), desenvolvida por Audi e SAIC. Na opção com dois motores elétricos, desenvolve 764 cv de potência e 81 kgfm de torque. Dessa forma, o Audi E poderia facilmente entrar no catálogo de esportivos RS, com capacidade para acelerar de zero a 100 km/h em 3,6 segundos.
A bateria CATL tem 100 kWh de capacidade nessa configuração. O conjunto é compatível com carregadores ultra rápidos e pode recuperar 370 km de autonomia em apenas dez minutos.
Partindo para o interior, o Audi E combina acabamento de microfibra, plástico reciclado e madeira. O painel traz uma tela curvada, com qualidade 4K, que integra o cluster de instrumentos, central multimídia e retrovisores digitais. Este display tem um assistente gerenciado por inteligência artificial controlado por voz. Assim, os únicos botões físicos estão restritos aos controles das janelas e ao volante multifuncional.
Os novos carros elétricos da Audi serão lançados na China a partir de 2025. Não há planos de vendê-los em outros mercados. O objetivo é aproveitar a expertise da SAIC, uma das maiores empresas do setor, para impulsionar os emplacamentos de EVs no país (sempre de olho no sucesso crescente de marcas como a BYD). Curiosa mesmo é a escolha do nome, sendo que uma marca não aparenta ter nada a ver com a outra…
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Fonte: direitonews