Audi Concept C antecipa design dos próximos lançamentos da marca


Além da nova geração do Q3, já com montagem confirmada para o Brasil, a participação da Audi no Salão de Munique 2025 tem o cupê Concept C como grande destaque. O modelo é o primeiro trabalho do italiano Massimo Frascella, novo designer-chefe da marca, e antecipa linguagem de design “Feel Audi”, que estará presente em todos os próximos lançamentos da empresa daqui para frente.

O formato da carroceria e o estilo ousado remetem diretamente ao icônico TT, mas a Audi faz questão de frisar que não há qualquer relação entre os modelos. O próprio CEO da marca, Gernot Döllner, esclareceu que não se trata de um sucessor. “Ele está exatamente no meio termo entre o TT e o R8”, disse. O conceito terá uma versão de produção própria a ser lançada com um nome diferente – ainda não definido.

O design, por sua vez, está praticamente pronto e pouco mudará quando o carro final chegar ao mercado. Segundo Frascella, as diferenças entre o esportivo comercial e o conceito serão mínimas, de modo que o resultado de seu trabalho já pode ser avaliado. A essência das linhas, de acordo com o chefão, toma como base a expressão “simplicidade radical”.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

A entrada em vigor do estilo “Feel Audi” representará uma mudança significativa nos caminhos estilísticos da marca. A linguagem atual, criada pelo alemão Marc Lichte e ainda presente em modelos recém-lançados, como a terceira geração do Q3, faz uso de traços complexos e grades falsas, por exemplo. Já na linguagem do Concept C, não há elementos falsos e não funcionais, de modo que a forma geral é simples e clara.

Os faróis e lanternas estreitos são compostos por elementos retangulares de LED orientados verticalmente, que podem criar um efeito animado dependendo da versão. Por dentro, a filosofia “simplicidade radical” passa a sensação de minimalismo e sofisticação. Chama atenção ainda a tela multimídia de 10,4 polegadas que foi projetada para ser recolhida no próprio painel quando necessário.

Ao todo, o Concept C mede 4,35 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,23 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O peso em ordem de marcha é de 1.650 kg, um número bastante razoável para um carro elétrico. A Audi chama o Concept C de roadster com capota rígida dobrável, mas, na verdade, é um targa ou um cupê-cabriolet – como preferir.

A ausência de vidro traseiro e as proporções do motor central conferem ao conceito uma semelhança adicional com o Auto Union Type C, que tinha um potente motor V16 posicionado atrás do piloto. O esquema será o mesmo no Porsche 718 de nova geração, que compartilhará com o Audi a plataforma e diversos componentes mecânicos.

Sobre a motorização, a Audi ainda faz mistério. No entanto, especulações apontam para um propulsor único com tração traseira na versão de entrada e motores elétricos duplos, com tração integral, nas configurações de topo. O lançamento deverá acontecer em 2027.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores OAB afirma que irá acionar STF contra promulgação da “PEC do Calote dos Precatórios” após aprovação no Senado
Próxima Moraes rejeita embargos da defesa de Bolsonaro na ação sobre suposta trama de golpe