Audi A6 e-tron agora é elétrico, tem versão perua e vem ao Brasil


O Audi A6 e-tron foi apresentado como um conceito no Auto Shanghai (China) em 2021. Três anos depois, o modelo é finalmente lançado pela fabricante alemã em duas versões e com duas opções de carrocerias: Sportback e Avant. Portanto, é o primeiro carro elétrico da marca a ser oferecido como sedã e perua. E para o Brasil a notícia é boa: o lançamento já está confirmado.

As encomendas começam em setembro deste ano na Europa. Os preços iniciais são de 75.600 euros (o equivalente a R$ 464 mil em conversão direta) e chegam nos 101.150 euros (R$ 621 mil) na configuração esportiva da perua. Por aqui, a previsão inicial era de lançamento em novembro, porém, pode ser que a chegada aconteça um pouco mais para frente pelos prazos de estreia no mercado europeu.

Assim como o Q6 e-Tron e o Porsche Macan EV, o novo carro da Audi é feito sobre a plataforma Premium Performance Electric (PPE). Desta forma, o A6 e-tron Sportback e o A6 e-tron Avant conseguem entregar 367 cv de potência e tração traseira com dois motores elétricos, um em cada eixo. O torque não foi revelado.

Com baterias de íons de lítio de 100 kWh, a autonomia passa dos 750 km e 720 km, respectivamente, no ciclo europeu WLTP, que é o padrão europeu de medição. Assim, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h nos dois casos.

Na versão esportiva, chamada de S6, os números aumentam. A potência chega nos 503 cv ou nos 551 cv com o controle de largada ativado. Assim, tanto o sedã como a perua chegam aos 100 km/h em impressionantes 3,9 segundos. A velocidade máxima também é maior, de 240 km/h, e a tração, integral. O torque também não é revelado.

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O que difere é justamente a autonomia. Mesmo com a bateria de 100 kWh, o Audi S6 e-tron Sportback alcança 670 km. Por outro lado, o S6 e-tron Avant consegue rodar 640 km com uma só carga. E a recarga de 10% a 80%, aliás, é feita em apenas 21 minutos em estações de até 270 kW.

A suspensão do Audi A6 e-tron é pneumática adaptativa. Portanto, dependendo da velocidade e das preferências individuais, adapta-se às condições específicas da estrada e regula a altura da carroceria em quatro níveis diferentes. No eficiência, por exemplo, rebaixa o carro em até 20 milímetros.

Para melhorar ainda mais a dirigibilidade, o visual do Audi A6 e-tron foi pensado junto com a aerodinâmica. Isso significa que o carro foi criado com linhas específicas para garantir um bom fluxo de ar. Como resultado, a fabricante alemã apresenta coeficiente de 0,21 para o Sportback, o que torna o sedã o melhor carro da marca e do Grupo Volkswagen em termos aerodinâmicos. No caso do Avant, o número é de 0,24, também um dos melhores do segmento.

Para isso, na dianteira, há entradas de ar nas laterais e cortinas que influenciam positivamente o fluxo ao redor da frente e das rodas. Destaque ainda para a enorme grade fechada e para o desenho extremamente fino do DRL, que tem design tridimensional e assinatura luminosa digital.

Os faróis foram posicionados mais abaixo e trazem uma máscara preta. Para complementar, os sensores do Advanced Driver Assistance System (ADAS) foram posicionados no para-choque, que também é escuro.

Para deixar o A6 e-tron com uma aparência mais alongada, a Audi ainda colocou uma inserção preta que sai da lateral do carro e chega até a traseira. Já as rodas podem ser de 19 a 21 polegadas, dependendo da versão.

Em relação à melhora na aerodinâmica, há também um alto grau de vedação e tampões de rodas especialmente adaptados. Os espelhos retrovisores foram substituídos pelas famosas câmeras da fabricante alemã e agora são rebatíveis.

Na traseira, o que mais chama atenção é a faixa de luz que interliga as lanternas. Fora isso, outra novidade é o logo da Audi, que passa a ter os anéis iluminados no A6 e-tron. E um pequeno spoiler é que finaliza os principais elementos visuais e de melhora no coeficiente de arrasto, tanto no sedã, como na perua.

Por dentro, o A6 e-tron traz materiais reciclados e oferece três telas. O painel de instrumentos totalmente digital de 11,9 polegadas é interligado a central multimídia, maior, de 14,9 polegadas. Quem fecha o trio é o visor do passageiro dianteiro, com 10,9”. Com o modo privacidade ativado, oferece filmes ou streaming de séries sem distrair o motorista.

O head-up display com realidade aumentada é oferecido como opcional. Na prática, esse sistema mostra informações relevantes como velocidade, sinais de trânsito, assistência e símbolos de navegação refletidas no para-brisa e na mesma altura da visão do condutor.

Já o teto solar panorâmico tem um sistema que minimiza a luz ao toque de um botão, assim como já acontece com alguns carros da Porsche. Isso é possível porque os componentes de vidro podem mudar de transparente para opaco. A tecnologia é também um opcional no A6 e-tron.

Entre os equipamentos de segurança está o chamado assistente de condução adaptativo plus. Com a novidade, o motorista recebe auxílio na aceleração, frenagem, manutenção da velocidade e da distância, e na orientação da faixa. Para isso, além de sensores, o sistema utiliza dados de mapas de alta resolução e de outros veículos para melhorar o comportamento. E há ainda assistente de distração e de sonolência, câmera e sensores de ré, limitador de velocidade e reconhecimento de sinais de trânsito baseado em imagens de câmeras.

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Fonte: direitonews

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