Audi A5 Carbon Edition tem estilo de sobra, mas custa R$ 400 mil; leia o teste


Como deixar um carro que está para sair de linha mais interessante? Cada marca responde a esta pergunta de um jeito diferente, mas há o consenso de que uma edição especial pode trazer um pouco mais de frescor e revigorar o ambiente. Este é o caso do Audi A5 Carbon Edition 2023, versão exclusiva para o Brasil que já pode ser encomendada por R$ 397.990.

A edição limitada e numerada de 50 unidades acrescenta elementos de carbono e outros detalhes estéticos à carroceria do A5. Além do Carbon, a Audi também lançou o furioso RS 5 Competition Plus por R$ 849.990 (leia o teste aqui).

A Audi não diz, mas o Carbon é uma das edições de despedida da atual geração do A5. Protótipos já foram flagrados em testes na Alemanha, mostrando que o desenvolvimento do modelo atualizado está nas etapas finais.

A nova geração também deve marcar grandes mudanças em todo o catálogo da marca alemã. A partir de 2025, as linhas A4 e A6 serão totalmente elétricas, enquanto os modelos A5 e A7 ainda serão movidos por motores a combustão, possivelmente híbridos.

Mas voltemos ao A5 Carbon Edition. O sedã de luxo oferece spoiler traseiro e capas dos retrovisores externos de fibra de carbono. Não se trata de uma imitação, mas sim do próprio material usado em carros de competição para reduzir o peso. No caso do Carbon Edition, a fibra surge apenas como um detalhe estético, sem representar redução significativa de peso.

A Audi também inseriu um adesivo com as quatro argolas na lateral e acabamento hexagonal na grade frontal, mas o que mais chama atenção são as belíssimas rodas de 19 polegadas, calçadas em pneus de perfil baixo nas medidas 255/35.

O Carbon atraiu muitos olhares na rua e só deixou de ser o veículo de maior destaque em nossa garagem quando a Porsche entregou um 911 Targa verde-menta. Neste caso, realmente não tem como competir…

Por dentro, o Audi A5 continua sendo um carro muito bem resolvido, mas tem padrão antigo e não tão moderno quanto os novos A3 e Q3. O pacote Carbon também acrescenta alguns mimos do S-Line, como carpete bordado e uma insígnia no volante.

A central multimídia de 12,3 polegadas tem uma interface descomplicada, mas o painel já sente o peso da idade. O Carbon tem ar-condicionado digital de duas zonas, seletor de modos de condução e um pequeno joystick para controlar o volume e passar as faixas no console.

O acabamento e a qualidade dos materiais merecem elogios. O volante é revestido de couro perfurado e todas as portas são emborrachadas. Espero que o próximo A5 não seja inferior neste aspecto.

O A5 Carbon Edition tem motor 2.0 TFSI que desenvolve 204 cv de potência a 4.500 rpm e 32,6 kgfm de torque a 1.450 rpm. O câmbio é automatizado de sete marchas.

Apesar da boa dirigibilidade, o sedã alemão não parece familiar às ruas do Brasil. O acerto de suspensão é rígido, e por conta dos pneus de perfil baixo, acaba trepidando bastante no asfalto malconservado. Se não evitar os buracos, prepare-se para um forte impacto.

A rolagem da carroceria é mínima, o que ajuda no desempenho em curvas rápidas. Segundo a Audi, o Carbon pode atingir 100 km/h em 7,2 segundos – tempo que comprova que sua vocação esportiva é apenas visual.

O A5 também está alguns milímetros mais baixo na versão Carbon Edition. Acostume-se a passar de lado nas lombadas e pensar duas vezes antes de entrar de qualquer jeito na garagem.

O consumo é honesto. De acordo com o Inmetro, o A5 2.0 TFSI pode marcar 10,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Com o tanque cheio, dá pra rodar até 670 km em um trajeto totalmente rodoviário.

A versão especial aposta suas fichas no estilo, nas unidades numeradas e na exclusividade para o mercado brasileiro (pois é, não tem na Alemanha). Mas acho que o A5 me deixou mais curioso sobre a próxima geração do que empolgado com a versão Carbon.

Quem sabe o futuro não reserve um A5 e-tron Carbon Edition, com motor elétrico e um desempenho ainda melhor? Vamos aguardar.

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Fonte: direitonews

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