Nos últimos seis concursos mundiais o mel de Santa Catarina se destacou pela sua excelência, motivo pelo qual a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), promoveu ato parlamentar solene para homenagear personalidades e instituições que contribuíram na sua cadeia produtiva.
Coordenador da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, Padre Pedro disse que a honraria reconhece historicamente o trabalho dedicado ao setor, lembrando o papel polinizador da abelha. “É dela que a vida brota, caso contrário o planeta seria destruído. A economia é centralizada na presença da abelha, várias culturas dependem de sua polinização.”
Os deputados Altair Silva (PP) e Marquito (Psol), componentes da Frente, enalteceram o legado deixado pelos que lutaram pela apicultura, enfatizando que atualmente os produtores resistem bravamente em meio às sérias intempéries climáticas.
Já Rodrigo da Cunha, da Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura do Estado e servidor da Epagri, enumerou as atividades desempenhadas por cada uma das instituições homenageadas da noite. “Lembramos do espírito dos desbravadores, que plantaram a semente. Hoje colhemos os frutos da excelente organização, com o nosso mel sendo referência para o Brasil e o mundo.”
O secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, conclamou os presentes para organizar a Câmara Setorial do Mel. “Aproveitar todo o conhecimento adquirido para decidir quais projetos implementar, qual será o aporte de recursos. Juntar forças para alavancar ainda mais o setor.”
Homenagens in memorian: pioneios da apicultura em SC
Helmuth Wiese – representado por Sidnei Wiese
Eloy Puttkammer – por Arley Puttkammer
Monsenhor Agenor Neves Marques – por Luiz Antonio Neves Marques
Instituições
Faasc – presidente – Ivanir Cella
Secretaria de Estado da Agricultura – Valdir Colatto
Epagri – presidente – Dirceu Leite
Cidasc – Vanessa Adami do Espírito Santo
Senar – Gilmar Zanluk
Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC – Júlia Scussel
Sebrae/SC – Antonio Marcos Pagani de Souza
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov