Átila Abreu faz duplo top10 para Shell na Grande Final da Stock Car em Interlagos


Maior patrocinadora do esporte a motor no mundo, a Shell finalizou a temporada 2022 da Stock Car com dois de seus três carros entre os cinco primeiros da Grande Final da categoria em Interlagos. Ricardo Zonta passou em quarto com o Toyota Corolla #10, a apenas 0.635s da última posição no pódio na corrida 2. Átila Abreu veio imediatamente atrás com o Chevrolet Cruze #51, finalizando a jornada com um duplo top10, vez que fechara a corrida 1 em sétimo.

Com a pontuação final, Ricardo Zonta mais uma vez termina o campeonato entre os cinco primeiros. O piloto paranaense fechou o ano com 262 tentos, em quinto lugar.

Já Átila Abreu, catapultado por uma reta final de temporada bastante consistente desde Santa Cruz do Sul, fechou o ano em 14º lugar, com um total de 169 pontos conquistados.

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Galid Osman mostrou combatividade nas duas corridas, mas um toque de outro competidor acabou frustrando seu desempenho quando estava logo atrás de Zonta na segunda prova.

O piloto do Chevrolet Cruze #28 encerrou a temporada com 165 pontos, em 15º lugar no campeonato.

A temporada 2023 da Stock Car terá início no primeiro fim de semana de abril, em Goiânia.

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As corridas

Átila Abreu fez uma largada limpa e sustentou a nona posição na primeira volta, evitando entreveros com carros à sua frente que vinham abanando. Galid avançou de 19º para 17º na primeira volta, enquanto Zonta ganhou quatro posições, fechando o giro inicial em vigésimo.

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Na sexta volta foi acionado o safety-car, com o trio da Shell sustentando as posições em que haviam fechado a primeira volta.

A relargada veio na abertura da oitava volta, e Átila passou Felipe Massa para ser oitavo.

A janela de pit-stops obrigatórios imediatamente foi aberta e, mais uma vez numa prova da Stock Car, houve contato entre dois carros em meio ao trânsito de entrada e saída dos pits. Nesta ocasião não houve prejuízo para os carros da Shell, que seguiam na pista galgando posições.

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Com o pelotão reordenado após o ciclo de paradas, Átila Abreu aparecia em oitavo, pressionando Cesar Ramos. Zonta era 14º, com Galid em 18º.

O #51 então passou a trocar pushes com Ramos, hora com um passando em sétimo, hora com o outro. Zonta era 13º, lutando para entrar na zona de inversão do grid para a corrida 2. Galid vinha em 17º.

Átila recebeu a bandeirada em sétimo, passando Cesar Ramos definitivamente na volta final, Zonta cruzou em 13º e Galid em 17º.

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Com a virada do grid, Átila alinhou o Chevrolet Cruze #51 da equipe Shell V-Power em quarto para a segunda largada. Ele saltou para terceiro na tomada do S do Senna e logo atrás houve entrevero entre carros que lutavam pelo título. Zonta desviou da confusão, bem como Galid. O safety-car foi acionado novamente. Zonta era décimo e Galid 13º.

A relargada veio na volta 4 e Átila foi hábil a se defender de Cesar Ramos. Zonta permanecia em décimo, enquanto Galid caiu para 24º depois de ser forçado para a área de escape por outro competidor.

Quando a janela de pits foi aberta, novamente Átila e Cesar Ramos vinham alternando posições com o uso do botão de ultrapassagem em um repeteco da batalha que travaram na corrida 1. Os dois entraram nos pits na mesma volta, e o #51 saiu uma posição à frente do adversário.

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Zonta entrou para o pit da equipe Shell-RCM liderando a prova, na última volta da janela. Ele retornou à pista em quinto, uma posição à frente de Átila.

Zonta logo passou Cesar Ramos e enquadrou Nelson Piquet Jr pela última vaga no pódio. Enquanto isso, Átila lutava para defender a sexta posição, muito pressionado por Bruno Baptista e Diego Nunes. Na volta 16 os dois bloquearam roda na freada do S Senna, com o #51 prevalecendo.

Zonta seguia na briga pelo pódio. Ele e Cesar Ramos passaram Felipe Massa e abriram a volta final separados por centésimos de segundo.

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Zonta terminou em quarto, uma posição à frente de Átila, selando o duplo top5 para a Shell em Interlagos. Galid cruzou em 18º.

 

O que eles disseram:

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“Foi um final de semana que terminou prejudicado pela classificação. Fomos um dos primeiros a sair e a pista estava com óleo e estragou nossos pneus. Isso prejudicou muito rendimento do carro e me fez largar do fim do grid.

Hoje, largado lá de trás, foi uma corrida para terminar o ano pontuando bem no campeonato fiz de tudo para conseguir subir ao pódio e poder levar meus filhos comigo. Uma pena que não deu certo.

Terminamos o ano ne quinta colocação e em terceiro entre as equipes, é importante para nós. Foi uma temporada que nos tirou muitos pontos ao longo do ano, o que nos tirou da briga pelo título nesta etapa. Agradeço ao pessoal do time que deu o melhor ao longo do an para que a gente pudesse chegar no fim do ano brigando. Foi um ano que com certeza nos fez mais fortes para brigar pelo campeonato em 2023.”

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Ricardo Zonta

 

“Foi um dia bem divertido. Larguei de P9, mas não tinha um ritmo tão bom, o setup não ficou do jeito que eu queria. O objetivo da corrida 1 era terminar dentro do top10 para me beneficiar da inversão de grid na corrida 2 e disputar a vitória. Meu ritmo foi tão forte que gastei todos os pushes na primeira e fiquei vendido na segunda. Mesmo assim, largando com 3 pushes, consegui fazer uma boa largada. Na relargada o Ricardinho deu um brake test em todos e mesmo assim consegui subir posições. Fiquei numa briga sem Push, o pit foi ótimo nas duas corridas. Sai meio atrapalhado na corrida 1 com o Piquet, na segunda

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enroscou a pistola e preferi perder um pouco de tempo para não machucar o mecânico.

Mesmo assim consegui terminar o ano em alta, mostrando evolução e isso só prova que eu fiz uma boa escolha em me manter na Pole Motorsport para a próxima temporada e seguir nessa nossa evolução.”

Átila Abreu

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“Foi um ano positivo, de muitos altos e baixos. Apesar disso, tivemos bons momentos, só faltou o pódio que nós merecíamos, mas não veio. Hoje estávamos com um ritmo forte, muito parecido com o pace do Zonta, mas fui tirado pelo Rossi e acabou com as minhas chances. Hora de focar no ano que vem.”

Galid Osman

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