Atendimentos na Praça Alencastro somam 480 agendamentos de mamografias em dois dias


0cf69fa307349a903ef8cbec2a5d5755

Em dois dias de atendimentos do Outubro Rosa, na estrutura montada na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, foram agendadas 480 mamografias. A localização e agilidade nos trâmites têm atraído mulheres que precisam realizar os exames preventivos de câncer de mama e colo de útero (CCO) e ainda exames de sangue, mesmo em horário de trabalho. Os atendimentos começaram no dia 20 deste mês e vão até o dia 04 de novembro, oportunizados pela Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira-dama em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Os exames de mamografias são  agendados quase que imediatamente, uma vez que no dia seguinte ao pedido as pacientes retornam para pegar a autorização com o local e horário para realização dos procedimentos. 

“Mas a partir da tarde de segunda-feira (24) será possível emitir a autorização da mamografia no mesmo dia. Ou seja, as mulheres que buscarem atendimento sairão daqui sabendo onde e quando farão a mamografias, tudo agendado. Nos primeiros dias algumas mulheres saíram daqui com a autorização em mãos, mas devido uma sobrecarga no sistema ficamos impossibilitados de fornecer essa informação na hora para todas,  daí a necessidade de voltarem no dia seguinte”, pontuou a enfermeira da Central de Regulação, Regina Greyce Pereira, que juntamente com as enfermeiras da Atenção Básica, Edelma Barbosa e Patrícia Siqueira, realizam o trabalho da Central de Regulação na Praça Alencastro.

Para as mulheres que esperavam a vez da consulta, a satisfação é evidente. Uma delas era Ana do Bom Despacho Padilha, 46 anos, moradora do Residencial Coxipó. “Muito, muito importante para nós essa oportunidade aqui no centro de Cuiabá. Faço tratamento contra o Lúpus e não é fácil a gente correr atrás dos demais exames necessários para nossa saúde, então vim para ver uma mamografia, o CCO, exames de sangue e uma ultrassom transvaginal. Precisamos olhar para nós com atenção”, revelou pouco antes de ser chamada para a consulta.

Rosilda Alves de Souza, 40, do bairro Jardim Novo Horizonte, em Cuiabá, também estava mais aliviada com a oportunidade. Ela aproveitou um intervalo no horário de trabalho para uma vaga de consulta. “Eu preciso de mamografia e CCO, não sei se o médico vai pedir mais alguma coisa, como exame de sangue. Faço acompanhamento porque tenho cistos no ceio e sinto muitas dores, já houve situação de ficarem empedrados e estou atrasada com o acompanhamento, que deve ser a cada três meses, mas desde o ano passado não faço exames e sinto que os cistos voltaram.  Então, estou aproveitando a oportunidade aqui. Particular uma consulta com mastologista é mais de R$ 300,00, já a ultrasson transvaginal eu consigo agilizar pelo posto de saúde, mas a mamografia é mais urgente. Por isso não posso perder essa chance”, explicou Rosilda, já com a senha de atendimento em mãos.

Os exames preventivos de colo de útero e de sangue são realizados ali na Praça Alencastro. Os exames de mamografias estão sendo realizados em outros locais conforme contratualização  junto a Secretaria Municipal de Saúde para os procedimentos.

Para encaminhamentos de outros exames como ultrassom transvaginal e ultrassonografia de mama, a equipe da Central de Regulação está incluindo no sistema e as pessoas serão contempladas conforme abertura de vagas e chamadas quando estiverem agendadas. Diferente das mamografias que já são agendadas e as pacientes já saem informadas sobre a data da realização do exame.

E, assim, ao encontro das necessidades, o evento Outubro Rosa na Praça Alencastro tem surpreendido os organizadores. “A previsão era para 100 mulheres serem atendidas ao dia, mas já comprovamos que esse número quase dobrou”, explicou a secretária da Mulher,  Cely Almeida.

IMPORTÂNCIA PREVENÇÃO

O exame preventivo de câncer de mama e preventivo de colo de útero deve ser encarado pelas mulheres como rotina anual, especialmente a partir dos 40 anos.

A enfermeira Regina Greyce Pereira bem pontuou algumas considerações que envolvem os cuidados com a saúde da mulher no que diz respeito ao câncer de mama e de colo de útero, como valores históricos, de predisposição para a doença, fatores hormonais, bem como fatores externos como a alimentação. E que os exames são preconizados por idade, como a mamografia a partir dos 40 anos.

Anteriores Presidente iraniano acusa EUA de ‘terrorismo da informação’ em um mundo inevitavelmente multipolar
Próxima Cinegrafista agredido durante prisão de Roberto Jefferson recebe alta