Atendente virtual auxilia comunidade na UFMT


Ela vai operar 24h por dia e de forma contínua, na prestação de informações referentes às rotinas acadêmicas do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Cuiabá. Seu nome é Luzia, a mais nova atendente virtual, que segue em testes via  aplicativo  WhatsApp, no número (65) 99814-4578. A ferramenta utiliza da tecnologia de Chatbot, um programa de computador que responde às perguntas dos usuários.

O coordenador do curso de História da UFMT e idealizador do projeto, Bruno Pinheiro Rodrigues, explica que Luzia  foi criada com ferramentas de inteligência artificial, e que foram programadas respostas sobre matrículas, aproveitamentos, atividades complementares e procedimentos diversos. Para ele, a ideia foi impulsionada pela participação cada vez mais crescente da tecnologia no dia a dia.

“Na atualidade não há um aspecto da vida humana que não seja atravessado por tecnologias. Isso se deve a vários fatores, com destaque à popularização dos aparelhos telefônicos, internet e redes sociais. São bilhões de humanos cada vez mais conectados, e cotidianamente chegam notícias do avanço das inteligências artificiais”, disse

O docente complementa que o funcionalismo público que deseja ser eficiente é aquele que está atento ao mundo a sua volta, e busca dar respostas com as ferramentas que tem em mãos. “Luzia pode nos auxiliar em uma situação que há anos enfrentamos, que é a pouca disposição de servidores técnicos nos quadros de pessoal da UFMT, frente ao número de estudantes matriculados”, disse, explicando ainda que Luzia, é nome de um dos fósseis mais antigos da história da América do Sul, e que revolucionou a forma de pensarmos a história do nosso continente.

Adicione o contato da Luzia,  65 99814-4578. Acesse a página do Curso de História, Câmpus de Cuiabá.

Fonte: ufmt

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