Astrônomos detectam sistema de galáxias enigmático com longa cauda de estrelas e gás (FOTO)


Uma das galáxias denominada de PGC 1000273 se localiza a 610 milhões de anos-luz da Terra. Devido à sua morfologia, a galáxia recebeu o nome não oficial de Kite (Pipa).
A galáxia companheira PGC 070409 ou Mrk 0926 se situa a 186.000 anos-luz de distância, tratando-se de uma galáxia com um núcleo galáctico ativo em seu centro.
Caudas galácticas podem ser uma característica de um processo ou evento que levam a transformação de galáxias. Desta forma, a descoberta e o estudo dessas características poderiam nos ajudar a entender melhor como as galáxias se formam e evoluem.
O sistema descoberto consiste em um par de galáxias PGC 1000273, Mrk 0926 e uma longa cauda altamente colimada de gás e estrelas, a Kite A.

De acordo com dados preliminares, o comprimento da cauda atinge 1.240 anos-luz. A proporção entre o comprimento e a largura é de 40/1. Pesquisadores apontam também que esta é a cauda óptica mais longa encontrada até agora, sendo abundante em gás, o que lhe permite manter um processo ativo de formação estelar ao longo de todo o seu comprimento.

Os cientistas modelaram a origem da cauda e concluíram que ela se originou da colisão de três galáxias. A menor galáxia foi ejetada em alta velocidade, o que levou à formação de um sistema incomum, aponta estudo publicado no site arXiv.org.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores PIB de Mato Grosso cresceu o triplo da média nacional desde 2002, aponta jornal
Próxima Exportações de petróleo russo em abril são as mais altas desde fevereiro de 2022, diz relatório