Aston Martin Valiant é esportivo de 745 cv criado por Fernando Alonso


A Aston Martin acaba de divulgar os primeiros detalhes do Valiant. O esportivo inglês limitado a 38 unidades traz em sua receita um motor V12 biturbo e foi um pedido pessoal do piloto Fernando Alonso. Sua primeira aparição pública será no Festival de Goodwood, na Inglaterra, em julho.

A Aston Martin diz que a ideia de desenvolver o Valiant surgiu quando seu piloto de Fórmula 1 pediu um esportivo feito para as pistas que também pudesse trafegar nas ruas. Portanto, apesar de seus 745 cv de potência e 55 kgfm de torque derivados do motor 5.2 V12 a gasolina, o Valiant ainda será homologado como automóvel urbano. O câmbio é manual de seis marchas.

O visual chama atenção pelo estilo retrô-futurista, uma das escolhas mais comuns dos designers. Os faróis arredondados remetem aos esportivos dos anos 60 e 70, enquanto sua traseira faz clara alusão aos anos 80.

A carroceria também incorpora influências dos muscle cars americanos com linhas protuberantes e robustas destacadas pelo longo capô. As rodas de magnésio têm 21 polegadas e foram desenvolvidas para melhorar a aerodinâmica do Valiant — característica que a Aston Martin trouxe do esportivo RHAM/1, que correu em Le Mans nos anos 70. O conjunto de freios é de carbono-cerâmica.

Há também um novo sistema de suspensão chamado de Multimatic Adaptive Spool Valve (ASV). A central eletrônica do Valiant é capaz de identificar a ação do motorista e atuar nos amortecedores para proporcionar o melhor ajuste em seis milissegundos.

Das corridas, o Valiant também herda a cabine com gaiola e os bancos Recaro com cintos de três fixações. O acabamento mescla fibra de carbono e couro Alcantara.

A fabricante também posicionou seu câmbio de seis marchas no eixo traseiro para melhorar a distribuição de peso. Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima serão divulgadas quando o Aston Martin Valiant fizer sua primeira aparição pública em Goodwood.

O preço especulado é de 2,2 milhões de libras esterlinas — R$ 16 milhões em conversão direta. As primeiras entregas começam no último semestre de 2024. Evidentemente, Fernando Alonso será o primeiro a recebê-lo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TJ anula julgamento em que testemunha não foi ouvida por queda de internet
Próxima Abertas as inscrições para turmas de xadrez na biblioteca da Vila Operária