A comercialização de mercadorias chinesas faz parte da história do Brasil. No entanto, as empresas que oferecem produtos on-line têm intensificado o volume de vendas dessas mercadorias, e essa forte concorrência têm impactado diretamente no resultado de vendas de varejistas nacionais.
Algumas associações têm se levantado a fim de solicitar ao Governo Federal uma taxação de e-commerces para empresas estrangeiras que comercializam no Brasil.
As principais são Shopee, Shein e AliExpress, de acordo com o UOL. A estimativa levantada pelas associações é de que a evasão fiscal dessas varejistas estrangeiras pode ter chegado a R$15 bilhões em 2022.
De acordo com o Mauro Francis, presidente da Ablos (Associação Brasileira de Lojistas Satélites), essa comercialização, conhecida também como cross border (fronteira cruzada, em português), traz uma concorrência desleal ao mercado brasileiro:
“Não há qualquer tipo de controle ou legislação trabalhista. Também não há controle de marcas ou de falsificação, e vários setores são afetados com isso.”
Uma das ideias do setor é fazer a taxação das estrangeiras no próprio cartão de crédito dos compradores. De acordo com Francis:
“É mais fácil porque, via correio e empresas de carriers, não temos uma estrutura alfandegária para parar todas as remessas e mercadorias.”
A introdução dessas varejistas estrangeiras causa forte impacto no comércio nacional. Um estudo feito pela SimilarWeb e BGT Pactual revelou que, durante a pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021, empresas nacionais como Casas Bahia e Americanas tiveram queda significativa no número de visitantes mensais em seus marketplaces.
Enquanto a Shoppe teve um aumento de 250% no número de acessos mensais, a Americanas teve queda de 20%. A Shein é uma empresa chinesa de moda que se destaca por oferecer roupas, sapatos, bolsas e acessórios a preços acessíveis, além de oferecer frete gratuito para diversos países.
A Shopee é uma empresa de comércio que atua principalmente no sudeste asiático. A empresa oferece uma plataforma de vendas on-line que permite que os vendedores criem suas próprias lojas on-line e promovam produtos para venda.
Já o AliExpress é uma empresa chinesa que oferece produtos de diversos segmentos, desde eletrônicos até roupas, calçados e esportes. O AliExpress é conhecido por oferecer preços competitivos, além de disponibilizar uma vasta seleção de produtos de diferentes fornecedores e marcas.
Fonte: capitalist