Assembleia Legislativa homenageia Sindicato dos Agrônomos


Sessão especial com galerias lotadas homenageou o Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro) pela passagem dos 40 anos de fundação. A cerimônia teve lugar no plenário da Assembleia Legislativa, na noite de quinta-feira (27).

Fundado em 1983, o Seagro reúne profissionais que foram e continuam sendo essenciais ao modelo de desenvolvimento catarinense, ancorado no agronegócio, notadamente na agricultura familiar.

“O tempo passa rápido, ontem estávamos comemorando 30 anos do Seagro, hoje comemoramos os 40 anos. Um sindicato forte, que organiza, planeja e age para fortalecer cada vez mais a categoria dos engenheiros agrônomos. O Seagro nos une, cria uma identidade comum e nos faz sempre se sentir parte de uma grande família”, declarou José Milton Scheffer (PP), propositor das homenagens.

O deputado, que é engenheiro agrônomo e filiado ao sindicato, creditou à qualidade dos líderes do Seagro ao longo desses 40 anos a união da categoria. “Não foge do diálogo, mas não se acovarda”, destacou o parlamentar.

Marquito (PSol), também engenheiro agrônomo, parabenizou o Seagro e elogiou o reconhecimento social da profissão. “Estou emocionado por comemorar 40 anos de um sindicato que tem uma luta histórica, uma categoria de muito reconhecimento pela sociedade, graças ao sindicato que faz mobilização, que consegue garantir estrutura suficiente para que a agricultura, a agricultura familiar, seja reconhecida”, pontuou Marquito, que elogiou os prefeitos por integrarem agrônomos aos seus quadros efetivos.

Vlademir Gazoni, ex-presidente do Seagro, falou em nome dos homenageados e agradeceu o gesto dos deputados estaduais. “O Seagro hoje tem um time bastante renovado e empolgado de sindicalistas, realmente o Seagro a cada dia se renova e mostra sua força, empenho e trabalho. Quero agradecer à Assembleia por essa homenagem e reconhecimento, é uma honra para mim e para os demais homenageados e para as entidades sindicais homenageadas, que estão sempre junto no embate e na defesa da agropecuária catarinense”, afirmou Gazoni.

O ex-presidente justificou a homenagem da Casa do Povo aos colaboradores do Seagro. “Para encaminhar nossas lutas precisamos do apoio e do trabalho de muitas assessorias, por isso as diretorias do Seagro têm seguidamente pautado o debate e por isso o sindicato é respeitado pela seriedade do encaminhamento do interesse coletivo”, revelou Gazoni.

Eduardo Medeiros Piazera, atual presidente do Seagro, informou que o sindicato tem mais de 800 sócios e 85 dirigentes espalhados pelo estado. “É um sindicato forjado na luta, na peleia, do jeito que um bom sindicato deve ser. Nosso DNA é de luta, no entanto, nos últimos tempos lutas ferrenhas têm sido travadas apenas para segurar um direito consagrado: a reposição anual do índice inflacionário. Mesmo assim a reposição tem vindo atrasada, causando perdas aos trabalhadores”, reclamou Piazera.

O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dirceu Leite, ponderou a importância dos agrônomos para a economia catarinense. “Somos um estado com pouco mais de 1% do território, mas somos robustos quando se fala em agronegócio e agricultura familiar. É preciso destacar a importância da agronomia, dos técnicos, que fazem o agronegócio crescer cada vez mais”, ressaltou o presidente da Epagri, que lembrou a importância da extensão rural “para ajudar as pessoas a se manter no campo, a ter renda e satisfação pessoal”.

Cerimônia prestigiada
Prestigiaram as homenagens ao Seagro representantes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc); da Mútua Nacional (Caixa de Assistência dos Engenheiros); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC); da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc); da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro).

Também integrantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFSC); da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc); da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro); do Sindicato dos Técnicos Industriais de Santa Catarina (Sintec-SC); e da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc), além de dezenas de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.

Homenageados da noite

  • Eduardo Medeiros Piazera, presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro)
  • Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro), representado pelo presidente, Eduardo Medeiros Piazera
  • Vlademir Gazoni, presidente do Seagro entre 2012 e 2015
  • Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC), representada pelo presidente Athos Almeida Lopes Filho
  • Cooperativa de Trabalho dos Engenheiros Agrônomos e de Profissionais em Desenvolvimento Rural e Ambiental de Santa Catarina (Uneagro-SC), representada pelo presidente Zaqueu de Faveri Cristiano
  • Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio de Santa Catarina (Sintagri-SC), representado pelo presidente Antonio Tiago da Silva
  • Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC), representado pelo diretor Carlos Bastos Abraham
  • Sindicatos dos Médicos Veterinários do Estado de Santa Catarina (Simvet-SC), representado pelo diretor Geraldo Bach
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (Sindaspi-SC), representado pelo diretor Daniel Nunes das Neves
  • Marangoni e Pacheco Advogadas Associadas, representada pelas advogadas Aline Pacheco e Sandra Marangoni
  • RG Contadores Associados, representado pelo diretor Nilton Joel Goedert
  • Gertrudes Hoffmann, jornalista e assessora do Seagro
  • Leandra de Aquino Cardoso, assessora do Seagro
Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Parlamento lidera a criação de grupo de trabalho para aperfeiçoar programa Bolsa Estudante
Próxima Lula assina demarcação de seis terras indígenas