Realizada anualmente pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a pesquisa que mede o índice de satisfação dos concessionários com suas respectivas montadoras revelou informações interessantes em sua 29ª edição. O levantamento ouviu lojistas de todo o Brasil e pontuou as fabricantes de acordo com os resultados obtidos em aspectos como produtos, rentabilidade e marketing.
A pesquisa recebe o nome de “A Voz do Concessionário. Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!” e tem caráter sigiloso, sendo realizada diretamente com os titulares ou gerentes das lojas. Segundo a Fenabrave, o objetivo é avaliar a postura dos revendedores na condução do negócio e o nível de parceria com a montadora.
Na 29ª edição, a entidade adicionou perguntas mais abrangentes ao questionário e reformulou o quesito “Índice de Valor” com aspectos relacionados à vida econômica das concessionárias. O índice avalia principalmente a satisfação do concessionário com seu negócio e a respectiva fabricante, incluindo questões relacionadas à rentabilidade, valor e suporte financeiro.
No “Índice de Valor”, o ranking revelou resultados interessantes e chamou a atenção pela posição de marcas de origem chinesa. A GWM, por exemplo, alcançou 83,1 pontos e ficou na segunda colocação geral, atrás apenas da BMW (83,7 pontos). A Ford ocupou o terceiro lugar, enquanto Toyota e Mitsubishi ficaram em quarto e quinto, respectivamente.
A Caoa Chery apareceu em sexto, com 75,6 pontos, enquanto a BYD ficou no final da tabela, com apenas 54,9 pontos. A pior colocação foi registrada pela Jaguar Land Rover (apenas 47,5 pontos), seguida por Kia, Renault, General Motors e Audi.
A pontuação do quesito “Índice de Valor” é baseada na média das notas dadas em outras avaliações. A posição da BYD tem relação com as baixas notas alcançadas principalmente no ranking que mede a remuneração recebida pela concessionária pela mão de obra em serviços de garantia. Nesse quesito, a montadora foi a última colocada, somando apenas 40,1 pontos (contra 81,6 da líder GWM).
A chinesa também ficou em último na pergunta “preocupação da montadora em assegurar rentabilidade adequada às concessionárias”. Foram apenas 38,3 pontos, contra 85 da líder BMW e 80,7 da rival GWM.
Além do “Índice de Valor”, outro indicador importante avaliado foi o “Índice da Parceria Comercial”. Assim como o primeiro, é resultado da média obtida em uma série de perguntas. Com ele, a Fenabrave avalia a satisfação dos concessionários quanto ao apoio recebido das áreas funcionais da montadora na operação comercial e na busca da fidelização do cliente.
A BMW foi novamente a melhor colocada, alcançando 85,2 pontos. Na sequência, aparecem GWM em segundo (83,7), Toyota em terceiro (82,6), Ford em quarto (82,1) e Mitsubishi em quinto (79,8).
Já em último lugar ficou a Renault, com 54,5 pontos, seguida por General Motors (59) e BYD (61). A francesa levou a pior por receber as menores notas da pesquisa em três aspectos: “marketing” (apenas 45,7 pontos), “entrega de pedidos” (50,9) e “participação da diretoria da montadora com concessionários” (56).
A GM foi a pior colocada em “gestão de vendas” (50,2 pontos) e “produtos da minha montadora são o que o cliente quer” (apenas 38 pontos). Por sua vez, a BYD recebeu as piores avaliações da pesquisa em “treinamento da montadora” (62,6 pontos), “gestão de peças” (somente 43,5), “gestão de serviços de pós-venda” (41,3), “políticas da montadora em relação às concessionárias” (46,5) e “receptividade da montadora em relação às sugestões da concessionária” (46,5).
Em contrapartida, a BYD foi bem no quesito “marketing” ao conquistar o segundo lugar geral, com 89 pontos. A primeira posição foi ocupada pela Chery, com 91,1. A chinesas também foram destaque no quesito ” produtos da minha montadora são o que o cliente quer”. A Chery ficou em primeiro, com 93,2, seguida da GWM em segundo, com 90,1, e da BYD em terceiro, com 88,6 pontos. Marcas tradicionais, como GM, Audi e Renault, foram as piores.
Outro ponto avaliado foi “sistema da montadora de aferição da satisfação do cliente da concessionária”. Neste quesito, Toyota (86,9), GWM (84,1) e Ford (82) foram as melhores. Já Citroën (58,9), BYD (59) e Volkswagen (60,9) foram as piores.
A pesquisa foi divulgada inicialmente pelo site Auto Indústria. De acordo com a publicação, a pesquisa de satisfação deverá pautar as reuniões entre marcas e concessionários nesta terça-feira (26) durante o Congresso & ExpoFenabrave. O evento é promovido pela própria Fenabrave e pela (Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews