As Imagens do funeral de Diogo Jota e do irmão em Portugal


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

Centenas de pessoas se reuniram neste sábado na igreja Matriz de Gondomar, no norte de Portugal, para o último adeus a Diogo Jota e seu irmão André Silva, vítimas de um trágico acidente automobilístico na quinta-feira, na A52, em Cernadilla, Zamora, Espanha.

Desde as primeiras horas da manhã, moradores de Gondomar e fãs do esporte ocuparam os arredores do templo, atrás das grades da igreja, em um sinal de respeito. O ambiente, marcado por silêncio e comoção, testemunhou o apoio da população à família, que é bastante conhecida na região.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os pais de Diogo Jota, Joaquim e Isabel, ao lado do caixão dos filhos (Foto AP/Manu Fernández)

A esposa de Diogo Jota, Rute Cardoso, e sua irmã choram enquanto ex-companheiros de equipe carregam o caixão (Foto MIGUEL RIOPA / AFP)

Joaquim Silva, avô de Diogo Jota e André Silva, presente no funeral (AP Photo/Manu Fernández)

Virgil van Dijk e Andy Robertson, com oferendas para Diogo Jota e André Silva (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

Liverpool e Seleção Portuguesa Prestam Homenagem

A delegação do Liverpool, clube onde Diogo Jota jogava desde 2020, chegou em grupo ao funeral. O capitão, Virgil van Dijk, liderou a equipe, carregando uma coroa de flores vermelhas com a silhueta da camisa número 20, o número de Jota. Andy Robertson acompanhava com outra coroa, com o número 30, em homenagem a André Silva, que atuava pelo Penafiel, da segunda divisão portuguesa. Figuras como o técnico Arne Slot, Alexis Mac Allister, e ex-companheiros como Jordan Henderson e James Milner também estiveram presentes.

Uma coroa de flores em formato de camisas de futebol é exibida na entrada do cemitério após a cerimônia fúnebre do atacante português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão, André Silva, em Gondomar (Foto MIGUEL RIOPA / AFP)

Muitos fãs foram ao cemitério para se despedir de Diogo Jota e André Silva (crédito: Manu Fernández – Miguel Riopa / AP Photo)

A emoção tomou conta dos jogadores portugueses que dividiram vestiário com os irmãos ou os enfrentaram em competições. Entre os presentes estavam o selecionador de Portugal, Roberto Martínez, e craques como Bernardo Silva, João Moutinho, João Félix, Rui Patrício, João Cancelo e Rúben Dias. Cancelo e Dias viajaram logo após o término do jogo do Al-Hilal no Mundial de Clubes. Representantes e ex-jogadores de clubes como Porto e Atlético de Madrid, onde Jota passou parte de sua carreira, também compareceram.

A última despedida dos jogadores de futebol Diogo Jota e André Silva (crédito: Manu Fernández – Miguel Riopa / AP Photo)

Personalidades do futebol se reuniram para se despedir dos jogadores Diogo Jota e André Silva (crédito: Manu Fernández – Miguel Riopa / AP Photo)

 

Apenas familiares e amigos próximos puderam entrar na igreja, mas uma transmissão televisiva permitiu que os presentes do lado de fora acompanhassem a cerimônia. O bispo do Porto, Manuel Linda, celebrou a missa e fez menção especial aos três filhos pequenos de Diogo Jota: Dinis, Mafalda e Duarte. Jota havia se casado com Rute Cardoso, sua companheira há 13 anos, poucos dias antes da tragédia. Durante o ato, Rute chegou vestida de branco, com uma rosa na mão, e depositou a flor sobre o caixão, acompanhada por sua irmã, visivelmente abalada.

A cerimônia religiosa incluiu peças como “O Senhor é meu pastor”, “Aleluia” e “Air On A G String” de Bach. Ao final, os caixões de Diogo e André foram levados para o cemitério anexo à igreja.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O funeral dos jogadores de futebol Diogo Jota e André Silva (crédito: Manu Fernández – Miguel Riopa / AP Photo)

A imprensa europeia notou a ausência do capitão Cristiano Ronaldo. Outros jogadores como Danilo Pereira, Bruno Fernandes, Rúben Neves e João Cancelo compareceram para expressar seu pesar. Cancelo e Neves, que recentemente celebraram com Jota a conquista da Liga das Nações da UEFA, mostraram-se visivelmente abalados no minuto de silêncio realizado no confronto entre Fluminense e Al-Hilal pelo Mundial de Clubes. Os três fizeram parte do elenco português campeão da edição de 2018 da mesma competição.

O jogador brasileiro Fabinho e o ex-jogador espanhol Thiago Alcântara assistem ao funeral do jogador português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão André Silva na Igreja Matriz de Gondomar (Foto MIGUEL RIOPA / AFP)

O jogador brasileiro Fabinho e o ex-jogador espanhol Thiago Alcântara assistem ao funeral do jogador português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão André Silva na Igreja Matriz de Gondomar (Foto MIGUEL RIOPA / AFP)

Diogo Jota e Rúben Neves também dividiram o vestiário por várias temporadas, inicialmente no Porto em 2016/17. Jota, que teve passagens por Gondomar, Paços de Ferreira e Atlético de Madrid, consolidou-se no Porto antes de chegar à Premier League. Neves, formado nas categorias de base do Porto, também se juntou a Jota no Wolverhampton da Inglaterra. Ambos foram peças-chave no projeto do time britânico recheado de portugueses e comandado por Nuno Espírito Santo. Os Wolves ascenderam à Premier League e se firmaram como um dos clubes mais fortes da liga, com Neves e Jota como seus principais estandartes em campo.

Os jogadores portugueses Danilo Pereira, Bruno Fendrich e André Horta assistem à cerimônia (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

O acidente que tirou a vida dos irmãos ocorreu na madrugada de quinta-feira. Diogo Jota, de 28 anos, e André, de 25, viajavam de carro na Espanha. Diogo, formado nas categorias de base do Gondomar e Paços de Ferreira, passou por clubes como Atlético de Madrid e FC Porto antes de chegar à Premier League, onde se consolidou. André Silva desenvolvia sua carreira na segunda divisão portuguesa e compartilhava a paixão familiar pelo futebol.

O lateral português do Al Hilal, João Cancelo, chega ao funeral do atacante português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão André Silva, na Igreja Matriz de Gondomar (Foto FILIPE AMORIM / AFP).

A homenagem em Gondomar refletiu a marca deixada pelos irmãos no esporte e em seu entorno. Para além dos times e rivalidades, a resposta unida do mundo do futebol evidenciou o impacto de seu legado e a dor coletiva por uma tragédia impossível de assimilar.

O técnico da seleção portuguesa de futebol, o espanhol Roberto Martínez, abraça o atacante português do Atlético de Madrid, João Félix, durante o funeral do atacante português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão André Silva, na Igreja Matriz de Gondomar (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

 

Curtis Jones e Julian Ward chegam ao funeral do atacante português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão, André Silva, na Igreja Matriz de Gondomar (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

O jogador português do Manchester City, Rúben Dias, chega ao funeral do atacante português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão André Silva, na Igreja Matriz de Gondomar (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

 

O zagueiro holandês do Liverpool, Virgil van Dijk, carrega uma coroa de flores durante o funeral do atacante português do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão, André Silva, na Igreja Matriz de Gondomar (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

 

Imagens do funeral dos jogadores de futebol Diogo Jota e André Silva (Crédito: Manu Fernández – Miguel Riopa / AP Photo)

Imagens do funeral dos jogadores de futebol Diogo Jota e André Silva (Crédito: Manu Fernández – Miguel Riopa / AP Photo)

A tristeza do zagueiro holandês Virgil van Dijk, do Liverpool, ao deixar a igreja após a cerimônia fúnebre (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

O técnico da seleção portuguesa de futebol, o espanhol Roberto Martínez, sai após o funeral (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

Participante segura retrato do falecido jogador de futebol André Silva durante a cerimônia fúnebre (Foto FILIPE AMORIM / AFP)

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Os 10 carros com os seguros mais baratos do Brasil em 2025
Próxima Ametista de 600 anos é encontrada em fosso de castelo medieval no sudoeste da Polônia (FOTOS)