Artesãos do Programa do Artesanato Mato-Grossense expõem na ALMT


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do Instituto Memória, realiza nos dias 5 e 6 de setembro, exposição de artesanato e gastronomia no saguão principal da Casa de Leis. Ao todo, 16 expositores estão participando da feira que faz parte do Programa do Artesanato Mato-Grossense – PAB/MT. 

Por aqui, muitas variedades. Materiais feitos de patchwork, acessórios em couro, produtos em madeira, acessórios femininos, crochê, rede, xale, caminho de mesa em tecelagem, bolsas regionais, brinquedos educativos e cachaça artesanal.

Na gastronomia, bolos de pote, doces, cuca, cueca virada, fatia húngara, torta salgada, doces regionais, paçoca de pilão, o famosos biscoitos Francisquito e casadinho, e banana chips. O almoço de quem visitar a feira também estará garantido. No primeiro dia (5), pratos com Maria Isabel, farofa de banana, feijão empamonado e tutu de feijão. No segundo dia (6), costelinha com arroz, feijão e farofa. Sucos, salgados, sonho, mini-pizza, e cachorro-quente também fazem parte do cardápio.

A superintendente do Instituo Memória. Mara Visnadi, falou da importância do Parlamento receber esses artesãos regionais, associações, programas voltados ao fomento da cultura mato-grossense.

“Os artesãos não têm local fixo, eles vivem da exposição de seus produtos e de suas artes. Então, eles procuram a ALMT e nós atendemos eles e abrimos esse espaço com essa oportunidade. ” 

Mara também ressaltou que, “além dos artesãos estarem mostrando seu trabalho, em um lugar seguro, arejado e bonito, eles também fazem contato para possível encomendas, além de divulgação dos trabalhos deles nas plataformas de divulgação da ALMT”.

 A artesã Lina Pedroso de Almeida expõe há 10 anos na ALMT. Para ela, a feira é uma forma de valorização dos profissionais da área e oportunidades de negócios. 

“Sou muito grata de aceitarem mais uma vez nossa proposta de feira e a gente poder expor nosso produto, mostrar, comercializar, eu já tenho uns dez anos que participo esporadicamente, mas sempre com sucesso. A gente tem um ambiente excelente, as pessoas são muito receptivas”, declarou Lina.

Janaina Nascimento faz peças de crochê e já expos na ALMT algumas vezes. “Já tenho bastante fregueses, que independente de eu estar aqui ou em casa recebo encomendas por telefone”, afirmou a artesão que aproveitou para convidar os servidores a conhecerem a e aproveitarem as variedades na exposição”. 

A superintendente do Instituto Memória, Mara Visnadi, aproveitou para convidar os servidores para assistirem na quarta-feira (6), às 8:30h, no saguão da ALMT, a fanfarra da Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins, do bairro Cidade Alta, Cuiabá.

“Os alunos irão fazer uma apresentação em homenagem ao dia 7 de setembro, onde é comemorado a Independência do Brasil, um marco histórico de extrema importância para o país. O evento conta com o apoio do deputado Dr.João (MDB)”, concluiu Mara.

Fonte: al.mt.gov

Anteriores Nova versão do BMW iX1 perde um motor para concorrer com Volvo XC40 "básico"
Próxima Criminosos podem ter pensado que carro de Mingau era da polícia ou de facção rival, diz delegado