Arte rupestre de 51 mil anos é considerada a obra de arte mais antiga do mundo (FOTOS)


Segundo Renaud Joannes-Boyau, pesquisador e coautor do estudo publicado quarta-feira (3) na revista Nature, a pintura pode ser a evidência mais antiga conhecida de narrativa na arte.
Embora não esteja exatamente claro o que a pintura retrata, é bem provável que mostre três pequenos híbridos de humanos e pássaros cercando um enorme porco selvagem “que eles provavelmente estavam caçando”, disse Joannes-Boyau.
“Isso é algo novo, algo muito importante, algo que aconteceu muito mais cedo do que pensávamos”, acrescentou o especialista.
Amostras da pintura foram retiradas em 2017 da caverna Leang Karampuang, na ilha de Sulawesi, no leste da Indonésia.
Mas foi só agora que uma equipe de pesquisadores indonésios e australianos, incluindo Joannes-Boyau, usou uma nova técnica de datação que descobriu que a pintura era milhares de anos mais velha do que o recordista anterior, que também está localizado em Sulawesi, em outra caverna.
Dessa vez, a equipe utilizou uma técnica de datação baseada em urânio, na qual um feixe de laser com um terço do tamanho de um fio de cabelo humano é incidido sobre uma amostra muito menor de calcita. “Podemos calcular idades na camada que realmente está contra a tinta”, disse Joannes-Boyau.
A obra de arte mais antiga do mundo descoberta na Indonésia. A pintura rupestre é a mais antiga obra de arte narrativa já feita por mãos humanas, datando de mais de 51 mil anos, de acordo com uma nova pesquisa. Ela mostra três pessoas ao redor de um #porco.
O novo método não é apenas mais eficiente, mas também muito mais preciso e causa menos danos ao artefato original, disseram os pesquisadores.
“A representação de figuras humanas já é extremamente rara, mas a narrativa de 51.200 anos é ainda mais incrível”, afirmou Joannes-Boyau.
caverna Hohle Fels - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023

O recordista anterior, também a pintura de um porco selvagem representando uma cena narrativa, foi criada há pelo menos 45.500 anos e foi encontrada em uma caverna chamada Leang Tedongnge.
Entre as centenas de cavernas em Sulawesi estão algumas das pinturas rupestres mais antigas do mundo. As capacidades únicas de preservação da ilha, que abriga 20 milhões de pessoas, estão em seu clima e topografia, dizem os cientistas, segundo a NBC News.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Policiais Civis Salvam Preso em Parada Cardiorrespiratória no Rio Grande do Sul
Próxima Mesmo com sanções, produtos russos furam mais um bloqueio e chegam ao mercado de Cingapura