Arqueólogos do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap, na sigla em francês) têm realizado escavações na área da rua d’Antrain em preparação para obras de desenvolvimento de novas habitações.
A equipe descobriu uma antiga pedreira do período galo-romano nos arredores da cidade romana de Condate Riedonum (Rennes), que estava situada no antigo centro tribal dos riedones gauleses.
Escavações das camadas acumuladas de lixo romano revelaram uma infinidade de achados, incluindo fragmentos de louça de cerâmica, várias estatuetas de terracota de divindades, moedas e itens de adorno (fíbulas), com a descoberta mais notável sendo uma estatueta de Vênus.
Gallo-Roman Venus Discovered in Rennes@Inrap exhumed the perfectly preserved Venus, a 10cm statuette, at the site of the Gallo-Roman city of Condate. It can be dated to the late 1st c. – early 2nd-c. due to its elaborate headdress.#discovery pic.twitter.com/sQM1c28lEA
— La Gazette Drouot – International (@Gazette_Inter) March 16, 2023
Vênus galo-romana descoberta, em Rennes.
O Inrap exumou a Vênus perfeitamente preservada, uma estatueta de 10 cm, no local da cidade galo-romana de Condate. Pode ser datada do final do séc. I – início do séc. II devido ao seu penteado elaborado.
A estatueta data de entre os séculos I e II d.C. e retrata uma Vênus nua de dez centímetros de altura feita de terracota. Ela é mostrada segurando seu cabelo, que é mantido no lugar por um cocar imponente.
A pedreira data do século I d.C. e era uma fonte de xisto brioveriano que ocorre na bacia de Rennes. Os romanos extraíram o material para a construção de fundações e lajes de ruas em Condate, no entanto, à medida que os depósitos se tornaram escassos, a pedreira foi abandonada e usada como depósito de lixo durante o século II d.C.
No final do período medieval, a pedreira foi completamente preenchida e foi reocupada com evidências de atividades artesanais ou domésticas. Nas camadas estratigráficas superiores, a equipe encontrou os restos de edifícios de madeira (na forma de buracos de postes), fornos e tubos do século XVII.
Fonte: sputniknewsbrasil