O portal destaca que arqueólogos israelenses descobriram perto de Tel Megiddo uma prensa de vinho esculpida em rocha de cerca de 5.000 anos, uma das mais antigas do país, acompanhada por artefatos ritualísticos de 3.300 anos que revelam detalhes raros da vida espiritual dos cananeus antes da chegada dos israelitas.
© Foto / Yakov Shmidov, Autoridade de Antiguidades de IsraelUma das prensas vinícolas mais antigas do mundo, descoberta em uma escavação.

Uma das prensas vinícolas mais antigas do mundo, descoberta em uma escavação.
“Esta prensa de vinho é única, sendo uma das poucas conhecidas deste período tão antigo, quando as primeiras cidades estavam surgindo na […] região; até agora, apenas evidências indiretas sugeriam que o vinho era produzido aqui há 5.000 anos, mas esta descoberta é a primeira prova conclusiva de que as comunidades locais já estavam envolvidas na produção de vinho durante essa era urbana inicial”, ressalta a publicação.
Segundo a matéria, o lagar de vinho e as estruturas domésticas ao redor indicam que a área era uma comunidade próspera e parte da expansão inicial de Megido além do monte principal.
Além disso, a descoberta revela detalhes da organização econômica e social da sociedade cananeia e destaca o Vale de Jezreel como um dos berços da indústria vinícola antiga.
Também foram encontrados artefatos do período do Bronze Tardio II, que parecem ter feito parte de um culto popular praticado fora dos muros da cidade.
© Foto / Katerina Katzan, Autoridade de Antiguidades de IsraelO conjunto de utensílios provavelmente usado para derramamento cerimonial.

O conjunto de utensílios provavelmente usado para derramamento cerimonial.
O portal acrescenta que um conjunto raro de vasos rituais foi descoberto intacto, incluindo um pequeno santuário cerâmico, jarros cipriotas e um vaso zoomórfico em forma de carneiro, usado para libações.
O vaso em forma de carneiro possuía um funil e um recipiente para despejar líquidos, permitindo um fluxo controlado pela boca do animal.
© Foto / Katerina Katzan, Autoridade de Antiguidades de IsraelModelo de templo descoberto na escavação.

Modelo de templo descoberto na escavação.
Acredita-se que esses objetos eram usados para oferecer substâncias valiosas, como vinho, óleo ou leite, em rituais ou cerimônias.
Assim, finaliza a publicação, a localização dos vasos, alinhada ao complexo do templo principal, sugere que a área servia como zona ritual para agricultores locais, que realizavam suas próprias cerimônias em espaços sagrados ao ar livre.
Fonte: sputniknewsbrasil








