Arqueólogos desenterraram no sul da Itália cabeças de touro de terracota e uma estatueta do deus grego Eros montando um golfinho, que traz luz à vida religiosa e aos rituais de uma cidade antiga, informaram no sábado (15) os funcionários do Ministério da Cultura italiana, citados pela agência norte-americana Associated Press.
RDT NEWS – Cultura & Spettacoli
Eros e delfini, nuove scoperte nel tempietto di PaestumDagli scavi centinaia di ex voto, statue e altari https://t.co/syJu7OyJUw
— @RdtRadioStation (@RdtRadioStation) April 15, 2023
Os achados foram descobertos em um pequeno templo da antiga cidade grega de Paestum, identificado pela primeira vez em 2019 ao longo das antigas muralhas da cidade, mas cujas escavações foram interrompidas devido à pandemia da COVID-19, disse o ministério.
A cidade, que data do século V a.C., é famosa por seus três enormes templos com colunas da Grécia antiga, e fica perto do sítio arqueológico de Pompeia, mas mais longe, na costa de Almalfi.
As escavações, que começaram ainda nos anos 1950, revelaram nos primeiros meses de retomada dos trabalhos várias pequenas figuras de terracota, incluindo sete cabeças de touro ao redor de um altar do templo, como se fossem colocadas ali no chão em uma forma de devoção, disse a declaração.
The statue depicts the Greek God Eros riding a dolphin. The statue is part of a trove of artifacts identified from a sanctuary in the ancient Greek city of Paestum, which dates from the 5th century B.C https://t.co/Fp42ZQ72SL
— WTOL 11 (@WTOL11Toledo) April 16, 2023
A estátua retrata o Deus grego Eros montando um golfinho. A estátua faz parte de uma coleção de artefatos identificados de um santuário na antiga cidade grega de Paestum, que data do século V a.C.
Uma estatueta de golfinho encontrada entre os artefatos parece ser da família de ceramistas Avili. Sua presença nunca antes foi documentada em Paestum, indicou o Ministério da Cultura da Grécia.
Fonte: sputniknewsbrasil