Arqueólogos encontram ferramentas de costura de 13.000 anos na Turquia (FOTOS)


De acordo com o portal Daily Sabah, a descoberta significativa destaca a importância histórica da região, localizada em um ponto de transição importante do Mediterrâneo Oriental para a Anatólia central e do Cáucaso para o Mediterrâneo Oriental.
O professor associado Cevdet Merih Erek do Departamento de Arqueologia da Universidade Ankara Haci Bayram Veli compartilhou que a Caverna Direkli no distrito de Dongel, Onikisubat, é um dos assentamentos proeminentes ricos em herança cultural em Kahramanmaras.
De acordo com a apuração do portal, as escavações, iniciadas há cerca de 18 anos, já revelaram descobertas datadas de 11.500 anos a.C. que alimentam as ideias cruciais sobre o passado da região.
Entre os artefatos descobertos estão as agulhas feitas de osso perfuradas semelhantes a agulhas de costura e alfinetes modernos, ferramentas essenciais para a composição e manuseio de tecidos e roupas. Erek enfatizou que essas descobertas mostram as profundas raízes históricas da atual indústria têxtil e de roupas da região.
“As pessoas daquela época criaram ferramentas e itens industriais com base em sua cultura e materiais disponíveis para elas, temos evidências significativas do consumo de ovelhas e cabras selvagens na caverna, sugerindo que fibras ou materiais semelhantes essenciais para tecidos foram derivados delas“, afirmou o professor, destacando que a tradição cultural contínua de tecidos e roupas em Kahramanmaras, do passado ao presente, é evidente por meio dessas descobertas.
Erek acrescentou que hábitos culturais foram transmitidos por meio de interações regionais.

“Hoje, Kahramanmaras se destaca significativamente em tecidos, com inúmeras empresas exportando globalmente. Embora possa não ter havido exportações nos tempos antigos, os hábitos culturais desta região provavelmente se espalharam para o Mediterrâneo Oriental e a Anatólia central por meio de interações regionais”, destacou.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Déficit primário em junho é de R$ 40,9 bi e fica em 2,44% do PIB
Próxima OTAN mira a China após tentar enfraquecer a Rússia; 'falha permitiu união entre o urso e o dragão'