Arqueólogos encontraram um sistema de esgoto na cidade histórica de Stratonikeia em Mugla de aproximadamente 2.250 anos, datado dos antigos impérios romanos.
O sistema funciona movendo água de baixo de uma galeria em direção a um riacho próximo e, surpreendentemente, ele ainda cumpre sua função.
De acordo com o líder da Equipe de Escavação da Cidade Antiga de Stratonikeia, Bilal Sout, “a água ainda está fluindo sozinha mesmo depois de 2.250 anos. É por isso que estamos incrivelmente felizes”.
© Getty Images / Anadolu/Durmus GencVista aérea da antiga cidade de Stratonikeia após um sistema de esgoto de 2.250 anos ter sido descoberto no distrito de Yatagan, em Mugla, Turquia, 24 de novembro de 2024
Vista aérea da antiga cidade de Stratonikeia após um sistema de esgoto de 2.250 anos ter sido descoberto no distrito de Yatagan, em Mugla, Turquia, 24 de novembro de 2024
© Getty Images / Anadolu/Durmus Genc
Stratonikeia foi apelidada de “A Cidade dos Gladiadores” e cada descoberta arqueológica desde 1977 — período em que as primeiras escavações começaram no local — forneceu mais insights aos especialistas sobre a engenharia sofisticada que estava presente nas civilizações antigas. Partes do sistema de esgoto foram encontradas inicialmente em 2019 e o sistema complexo foi rastreado desde o portão norte da cidade, passando por um banho romano e uma biblioteca.
O local tem sido continuamente habitado desde 1500 a.C., certamente um dos lugares mais ricos em história do mundo, segundo os pesquisadores envolvidos no achado.
Em 2021, 378 novos artefatos foram descobertos em Stratonikeia, incluindo achados arquitetônicos, esculturas e inscrições em grego, latim e línguas otomanas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil