Arqueólogos desenterram algemas de ferro de 2.200 anos em antiga mina de ouro no Egito (FOTOS)


Dois conjuntos de algemas achadas em um sítio arqueológico no Egito revelam o “custo humano significativo” da mineração de ouro empreendida para financiar as campanhas militares de Ptolomeu I, de acordo com uma nova pesquisa.
“As algemas complementam um texto antigo que descreve as condições de vida dos mineiros no Egito e menciona a presença de prisioneiros de guerra e criminosos comuns nas minas”, disse o autor do estudo Bérangère Redon, arqueólogo do Laboratório de História e Fontes dos Mundos Antigos (HiSoMA) na França, ao portal Live Science.

CC BY-SA 4.0 / Cambridge University Press/Antiquity/B. Redon / Iron shackles (cropped image)Algemas de ferro encontradas em uma mina de ouro no Egito

Algemas de ferro encontradas em uma mina de ouro no Egito - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2025

Algemas de ferro encontradas em uma mina de ouro no Egito
Depois que Alexandre, o Grande, conquistou o Egito, dezenas de minas foram abertas sob a dinastia ptolemaica (305-30 a.C.). Muitas dessas minas incluíam alojamento para os trabalhadores, mas as acomodações costumavam ser altamente controladas e vigiadas. Informações históricas sugerem que uma variedade de pessoas trabalharam como mineiros, incluindo trabalhadores pagos e pessoas que foram escravizadas.
Em um novo estudo publicado na revista Antiquity, Redon detalhou a rara descoberta de algemas em Ghozza, que estava em uso entre 250 e 200 a.C. As algemas estão entre as mais antigas já encontradas na região do Mediterrâneo.

CC BY-SA 4.0 / Cambridge University Press/Antiquity/Institut français d’archéologie orientale/M. Kačičnik / Iron shackles (cropped image)Algemas de ferro encontradas em uma mina de ouro no Egito

Algemas de ferro encontradas em uma mina de ouro no Egito - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2025

Algemas de ferro encontradas em uma mina de ouro no Egito
Em comparação com outras minas encontradas, as habitações em Ghozza não eram vigiadas e as algemas achadas aqui são a primeira evidência arqueológica de que trabalhadores escravizados ou forçados foram empregados ao lado dos mineiros assalariados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Membro do bureau político do Hamas, Salah Al-Bardawil, é morto em ataque israelense contra Gaza
Próxima Relações entre EUA e Rússia vão melhorar, mas não serão muito próximas, diz economista