Os olhos dos apaixonados por tênis, em todo mundo, vão se voltar para Brasília. Entre os dias 7 e 9 de outubro, a Arena BRB será palco do Brasília Champions, etapa do ATP Champions Tour, um dos principais torneios da modalidade. A disputa vai marcar a inauguração do centro de tênis que fará parte da estrutura esportiva da capital federal.
Entre os nomes que estarão na disputa, constam: o espanhol David Ferrer, ex-número 3 do ranking mundial e finalista de Roland Garros de 2013; o alemão Tommy Haas, que já foi segundo colocado no ranking; o argentino David Nabandian, campeão do Masters Cup de 2005; e Fernando González, do Chile, detentor de três medalhas olímpicas. O Brasil será representado por André Sá (foto em destaque) e Rogério Dutra.
Para a disputa da competição, serão formadas duas equipes, com três atletas cada. Haverá, nos dias 8 e 9 de outubro, duas partidas do simples e uma em dupla. A equipe que somar mais pontos conquista o título da competição.
A Arena BRB contará com seis quadras de tênis, construídas conforme as normas estabelecidas pela ATP, e cinco quadras de beach tennis. Há previsão de que a estrutura esteja concluída até o mês de novembro. Para a disputa do Brasília Champions, a capacidade total de público será de 2 mil pessoas.
Richard Dubois, presidente e CEO da Arena BRB, detalhou a importância da implementação desta estrutura esportiva em Brasília.
“O centro de tênis é o resultado do nosso empenho em fazer com que a Arena BRB seja referência também como centro multiesportivo, além da vocação como um espaço de entretenimento e lazer”, afirmou.
Dubois também ressaltou a importância de trazer um campeonato de tênis de volta para a capital do país.
“O evento vai reacender a paixão do brasiliense pelo tênis e inserir novamente a cidade no calendário das principais competições do esporte no país”, pontuou o presidente e CEO da Arena BRB.
Além da competição, a construção deixará um legado esportivo para a cidade, já que a Arena BRB construirá uma quadra em centro olímpico de uma região administrativa de Brasília – a ser definida pela Secretaria de Esportes do Distrito Federal.
“Com a realização do Brasília Champions, a capital está de volta ao calendário do tênis mundial, e em grande estilo, recebendo grandes nomes que recentemente deixaram o circuito profissional desse esporte, mas que mantêm a paixão pela modalidade. Na Arena BRB, o público amante de tênis terá não só partidas emocionantes, mas também entretenimento, relacionamento e diversão fora da quadra”, apontou Bruno Ferreira, diretor da competição.
Fomento ao tênis
Com o intuito de impulsionar o acesso à modalidade em Brasília e tornar a capital em uma referência no tênis, a Arena BRB ainda promoverá, entre os dias 3 e 9 de outubro, o projeto Formando Campeões.
Ao todo, 400 crianças e adolescentes que frequentam os centros olímpicos de Planaltina, Samambaia, São Sebastião e Estrutural participarão do projeto, que consiste em um festival de tênis. Os atletas que estarão na disputa também marcarão presença nessa iniciativa.