Ar-condicionado do carro evita que você respire a poluição extrema de SP?


A empresa suíça IQAir, que mede a qualidade do ar em vários países, diz que a cidade de São Paulo é a metrópole mais poluída do mundo pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira (10). Isso ocorre por causa de incêndios em algumas regiões do país e no interior do estado. Autoesporte procurou um especialista para entender se usar o ar-condicionado do carro nessa condição ajuda a filtrar as impurezas ou respirar este ar dentro da cabine fechada é ainda mais perigoso para a saúde.

A resposta é positiva: sim, o ar-condicionado ajuda a filtrar e melhorar a qualidade do ar que você respira dentro do carro. Porém, se a manutenção do filtro não for feita corretamente, o cenário muda.

Segundo o site suíço, a capital paulista está com nota 162 no ranking. O índice classifica a qualidade do ar dessa forma:

Basicamente, o ar-condicionado automotivo funciona usando energia gerada pelo motor. Isso ocorre por meio de uma polia, que é a responsável por transferir essa energia para o compressor. O gás comprimido, que está em temperatura bem elevada, vai até um condensador. Nesta parte do processo, o calor é dissipado e o gás se transforma em um fluído refrigerante de alta pressão. Em seguida, esse líquido passa por uma válvula onde têm a pressão e temperatura reduzidas.

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O circuito termina no evaporador, peça que fica gelada em função do fluido expandido. Ela esfria o ar puxado pelo ventilador do exterior (ou cabine) e gera o vento frio que vai para o interior do carro. Já o fluido, agora aquecido, é sugado pelo compressor e retoma o circuito do ar-condicionado.

E para reduzir as impurezas do ar, os carros têm o filtro do ar-condicionado, que tem a função de reter poeira, fuligem e eliminar qualquer tipo de impureza do ar.

“A coisa mais importante é que a manutenção do filtro esteja em dia. As fabricantes exigem troca de seis meses a um ano, portanto, é fundamental saber o tempo de troca da peça e seguir corretamente os prazos. No cenário atual como este de São Paulo, a degradação pode ocorrer mais rápida. Caso o filtro ainda esteja dentro do prazo de validade, certamente a qualidade do ar dentro do carro será melhor do que a qualidade externa porque muitas impurezas serão retidas”, explica Cleber Willian Gomes, professor de Engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Atualmente, alguns filtros também são compostos por carvão ativado e isso faz com que, além das partículas serem filtradas de forma mais eficiente, o os maus odores também sejam filtrados parcialmente para dentro da cabine. Em muitas regiões de capital paulista é possível sentir o cheiro de fumaça das queimadas, portanto, com este filtro o odor será reduzido dentro da cabine.

“Um alerta é que se a peça não estiver dentro da garantia o ambiente dentro da cabine pode ser pior do que o ambiente externo. Com a falta de chuvas, a poeira nas estradas também aumenta e acumula mais impurezas no filtro. A peça vai segurando as partículas com uma espécie de peneiras e quanto mais usamos, mais resíduos são acumulados. E com o tempo essas impurezas vencem essa proteção e entram na cabine que você vai respirar. Ai que está a hora de trocar”, alerta o especialista.

Veja no manual do seu carro o tempo de validade do filtro. Caso esteja vencido, troque imediatamente para garantir a saúde dos que estão à bordo. Um filtro de ar-condicionado automotivo novo custa, em média, de R$ 60.

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Fonte: direitonews

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