Armadores, terminais e exportadores que atuam com café serão chamados pela Autoridade Portuária de Santos (APS) para buscar soluções logísticas conjuntas e aprimorar o processo de exportação de 80% de todo o grão produzido no Brasil e que segue, por Santos, para 120 destinos no mundo.
A decisão foi tomada pelo presidente da APS, Anderson Pomini, durante reunião com o diretor-técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Eduardo Heron, realizada nesta quarta-feira (27/3), na sede da Companhia. A Cecafé tem divulgado estar com dificuldades no envio do produto para o exterior. O presidente da APS determinou ao diretor de Operações, Beto Mendes, que monte uma comissão de trabalho para agilizar o escoamento do café brasileiro pelo Porto de Santos.
O Cecafé foi chamado pela APS para expor as necessidades e problemas do setor. Eduardo Heron destacou a necessidade de promover maior interação técnica entre todos os envolvidos no processo.
“Vamos ouvir todos os envolvidos nas etapas do processo e alinhar o que podemos fazer, juntos, para melhorar a velocidade das exportações. Afinal, o Brasil produz hoje 33% do café consumido no planeta, sendo que 80% deste total passa por Santos”, afirmou Anderson Pomini, ao lado do diretor-técnico do Cecafé.
A data do encontro com a cadeia de exportação do café será definida em entendimento com armadores, terminais e exportadores, informou o diretor de Operações da APS, Beto Mendes.
Fonte: noticiasagricolas