A pasta de taiwanesa disse que o navio francês não identificado entrou no estreito na noite de segunda-feira (28) e navegou em direção ao norte. O Exército de Taiwan monitorou a embarcação, acrescentou o ministério, observando que a situação estava “normal”, segundo a Reuters.
Na segunda quinzena de setembro, navios de guerra da Alemanha fizeram a primeira travessia desse tipo em duas décadas, demonstrando a determinação de Berlim de apoiar aliados ocidentais em um momento de tensão crescente entre Taipé e Pequim.
A Marinha francesa já cruzou o estreito anteriormente, inclusive no ano passado.
A Marinha dos EUA, ocasionalmente acompanhada por navios de países aliados, transita pelo estreito cerca de uma vez por mês. A China, que reivindica Taiwan, encenou jogos de guerra ao redor da ilha no início deste mês.
Pequim vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China. A ilha autogovernada não declarou formalmente sua independência, mas afirma já ser, mantendo laços próximos a países ocidentais, principalmente os EUA.
Fonte: sputniknewsbrasil