Após clima tenso e microfone cortado, União Brasil decide afastar Bivar da presidência


Nesta quarta-feira (20), após uma reunião cheia de tensões, a Executiva Nacional aprovou o afastamento de Bivar da presidência da legenda, de acordo com o jornal O Globo.
O mandato de Bivar só terminaria no fim de maio, mas a legenda resolveu antecipar a saída dele após o deputado se envolver em uma briga política com Antonio Rueda, que ganhou a eleição do próprio Bivar para a sucessão em junho.
A denúncia gira em torno de ameaças de morte supostamente feitas por Bivar contra Rueda. Na semana passada, duas casas de praia da família de Rueda foram incendiadas no litoral de Pernambuco, o que impulsionou a ação de hoje (20), segundo a mídia.
O afastamento foi votado na sede do partido, onde estava o atual secretário-geral da sigla e ex-prefeito de Salvador ACM Neto. No entanto, Bivar participou por videochamada.
Ao longo da reunião, o deputado decidiu apresentar questão de ordem para o “impedimento” de oito integrantes da Executiva, que estavam aptos a votar, por já terem proferido falas contra ele ou admitirem que buscam retirá-lo do comando da sigla.
A intenção era excluí-los da deliberação para que suplentes aliados fossem convocados. ACM Neto reagiu quando Bivar afirmou que, como atual presidente, havia tomado decisão favorável à sua própria questão de ordem.

“O senhor não vai ganhar no grito, presidente Bivar! E o senhor não vai considerar nenhum de nós impedidos”, disse ACM Neto exaltado, segundo o jornal.

Após Bivar dizer que não aceitaria essa posição, aos gritos, o ex-prefeito de Salvador continuou a falar, relata a mídia.
“Não vai ganhar no grito! Isso aqui não é a sua casa. É um partido político respeitado. Peço que corte o microfone do presidente Bivar para que possamos continuar a reunião”, complementou o ex-prefeito. Logo em seguida, o microfone de Bivar foi cortado.
Segundo o deputado, alguns integrantes não possuíam isenção para deliberar sobre o assunto, incluindo ACM Neto.
Ao fim da reunião, por 11 votos a 5, houve maioria pelo afastamento do deputado. A expulsão de Bivar está sendo discutida, acrescentou a mídia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Reajuste dos servidores, relatórios finais da Comissão da Sabesp e mais; Veja os destaques do Câmara em Ação
Próxima Bióloga tem sentença anulada pela Justiça e se livra de pagar quase R$ 1 milhão à familiares de vítima