Olav Mol acredita que a Mercedes deve ser elogiada por apresentar seu design “zeropod”, mesmo que a equipe não tenha tido o desempenho esperado em 2022.
Tendo somado uma sequência de sete anos na dobradinha do campeonato, a Mercedes perdeu o título mundial para Max Verstappen em 2021 e depois o de Construtores também para a Red Bull na temporada seguinte.
O campeonato do ano passado foi a temporada mais complicada da Mercedes em mais de uma década, com seu W13 alterando o desempenho de uma pista para outra, deixando o desenvolvimento da equipe em segundo plano, já que eles primeiro tiveram que resolver esse problema.
Embora a Mercedes tenha obtido os maiores ganhos que qualquer uma das dez equipes na segunda metade da temporada de 2022, George Russell encerrando sua sequência sem vitórias na penúltima corrida, no Brasil, a equipe de Brackley não conseguiu tomar o segundo lugar da Ferrari.
Mol, da Ziggo Sport, acha que eles deveriam ser aplaudidos por pensar fora da caixa com o design de seus sidepods.
“A Mercedes pensou que faria as coisas de maneira diferente com o sistema zero-pod, o que eu acho fantástico”, disse ele ao Motorsport.com.
“Com um carro completamente novo em 2022, pensamos que todos teriam a mesma aparência para cumprir as regras com algo tão diferente. Durante o teste eles tiveram um normal no primeiro dia e então veio aquele zero-pod, todos ficaram de boca aberta.
“Que eles não conseguiram no final, mas eu gritei desde o início que você não deveria descartá-los. Isso é coisa simples.
“É uma organização tão grande e inteligente que eventualmente encontrará uma solução ou verá como é feito por outra pessoa – isso acontece muito mais do que pensamos.”
O chefe do automobilismo da Mercedes, Toto Wolff, deu a entender que a equipe continuará com os zero-pods nesta temporada.
Mol apoiou a equipe para se recuperar nesta temporada, o homem de 60 anos sonha com uma batalha a três pelos títulos do campeonato.
“Sim, eu quero que a Mercedes compita novamente este ano”, acrescentou. “Espero que a Mercedes vença três corridas, a Red Bull vença três corridas e a Ferrari também vença três corridas.
“E espero que a McLaren também consiga e com um pouco de sorte a Alpine também, então teremos um ótimo ano.
“Deixamos os anos dominantes da Mercedes para trás, também acho que veremos os efeitos do teto orçamentário nos próximos anos.”
O comentarista holandês acredita que a Mercedes, tendo sido tão dominante por tantos anos, também aprendeu muitas lições de estratégia na última temporada, pois se viu lutando por pontos ao invés de brigar pela vitória na corrida.
“A própria Mercedes é uma equipe muito clínica em estrutura e modo de pensar, que trouxe muito para eles, mas também custou algo”, acrescentou.
“A Mercedes só teve que pensar por anos: estamos na frente, como vamos lutar entre nós? Quando outros se juntavam e mudavam, se não funcionava, ia tudo por água abaixo. Eles aprenderam com isso novamente este ano.
“É por isso que acho que George Russell se saiu tão bem. Ele aprendeu em seus dias na Williams que não poderia vencer, mas pelo menos trouxe o carro para casa.
“Não foi diferente com a Mercedes de 2022, eles também sabiam que não poderiam vencer. Trazendo para casa não estava na parte de trás do campo, mas na quarta ou quinta colocação. Eles ganharam uma corrida e uma corrida de velocidade [sprint], tudo bem. Eles aprenderam muito na Mercedes.”