Na manhã desta sexta-feira (16), moradores de pelo menos 10 regiões do Distrito Federal (DF) enfrentaram um apagão. A Neoenergia informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica não estava relacionada com sua rede de distribuição.
Segundo um comunicado, o problema foi causado por uma falha no sistema de transmissão de Furnas, que ainda não forneceu uma previsão para o restabelecimento da energia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) explicou que houve o desligamento automático de um setor da subestação Brasília Sul (Eletrobras), o que afetou regiões como Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Samambaia.
O ONS está aguardando mais informações para determinar a causa do apagão. A recomposição da subestação Brasília Sul começou às 11h56, com o processo de normalização das cargas em andamento. Até às 12h45, 72% das cargas interrompidas em Brasília haviam sido restabelecidas.
No Aeroporto de Brasília, houve relatos de problemas que obrigaram o uso de geradores próprios. A Inframerica, concessionária responsável pela administração do terminal, informou que os pousos e decolagens continuaram normalmente, sem atrasos ou cancelamentos.
No entanto, alguns pontos externos do aeroporto, como a Praça Pick-up, estavam sem luz. A equipe da Inframerica está trabalhando para retomar o fornecimento de energia o mais rápido possível.
No Metrô, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) relatou uma oscilação de energia, mas afirmou que está trabalhando para restabelecer a iluminação. Apesar da oscilação, a circulação dos trens segue normal.
A Secretaria de Saúde garantiu que os hospitais públicos não foram afetados, pois as unidades possuem geradores para áreas críticas.
Por volta das 12h30, moradores começaram a relatar o retorno da luz em Ceilândia e Taguatinga. Os locais afetados pela falta de energia durante a manhã foram: Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Brazlândia, Sol Nascente, Guará, Águas Claras e Candangolândia.
Fonte: gazetabrasil