Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As homenagens públicas ao Papa Francisco tiveram início nesta quarta-feira com uma cerimônia solene, marcando o começo de três dias de recolhimento e oração. O féretro do pontífice, falecido na segunda-feira aos 88 anos devido a um AVC, foi transferido da residência da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro.
O Cardeal Kevin Joseph Farrell, camarlengo da Igreja Católica, presidiu a oração inicial antes do início do cortejo. A procissão percorreu a Praça de Santa Marta e a Praça dos Protomártires Romanos, antes de chegar à Praça de São Pedro.
A entrada no Vaticano se deu pela porta central da Basílica, onde Patriarcas, Cardeais, Arcebispos, Bispos e membros da Capela Pontifícia acompanharam o féretro, todos vestidos com o hábito coral, em um ato solene que reafirma o respeito e a devoção ao Papa Francisco.
Uma vez na Basílica de São Pedro, o corpo do Papa foi depositado no Altar da Confissão, situado sob o famoso baldaquino de Bernini, um local de profundo simbolismo.
A Liturgia da Palavra deu início às cerimônias, marcando o começo oficial das homenagens públicas que se estenderão até sexta-feira. Durante esses três dias, o templo permanecerá aberto até a meia-noite na quarta e quinta-feira, oferecendo aos fiéis a oportunidade de se aproximarem do féretro e prestarem sua última homenagem a um papa que deixou uma marca indelével na história da Igreja.
Na sexta-feira, as homenagens chegarão ao fim com a culminação das celebrações fúnebres. Espera-se que uma multidão de fiéis, dignitários e chefes de Estado se reúnam para o funeral de um dos pontífices mais influentes da era moderna.
O féretro aberto do Papa Francisco, carregado em procissão pelos “sediários” pontifícios e escoltado pela Guarda Suíça, chegou nesta quarta-feira à Basílica de São Pedro e foi colocado diante do Altar da Confissão, antes que os fiéis pudessem se despedir.
Fonte: gazetabrasil