O pingente imita uma moeda romana chamada soldo, um tipo de moeda de ouro introduzida pelo imperador Constantino no século IV d.C. A peça foi descoberta em 2023 no condado de Norfolk, Inglaterra, e data do final do século V d.C. ou início do século VI. O objeto de joalheria copia as imagens e inscrições encontradas em moedas do tempo do imperador Honório, governante do Império Romano Ocidental de 393 a 423 d.C., escreve Live Science.
O anverso retrata Honório usando uma tiara de pérola e uma couraça, enquanto o reverso retrata uma figura de pé segurando uma bandeira cerimonial militar e símbolos da guerra. Tanto na moeda real como na imitação anglo-saxônica, o estandarte exibe uma cruz e a figura segura uma miniatura da deusa Nice, um símbolo romano tradicional da vitória.
© Foto / Conselho Distrital de Norfolk /Andrew WilliamsO pingente anglo-saxão, que replica uma moeda de ouro representando o imperador romano Honório
O pingente anglo-saxão, que replica uma moeda de ouro representando o imperador romano Honório
O especialista em moedas Adrian Marsden do Serviço de Identificação e Registro do Conselho do Condado de Norfolk disse que o artefato é único já que, embora os romanos naquele tempo já se tivessem convertido ao Cristianismo, os anglo-saxões ainda eram pagãos. No entanto, eles copiaram uma moeda claramente cristã.
Naquela época, os anglo-saxões não tinham um sistema de escrita totalmente desenvolvido, o que provavelmente contribuiu para a inscrição muito estranha do anverso, disse o especialista. O reverso, que deveria ter RESTITVTOR REIPVBLICAE, ou seja Restaurador da República, foi escrito incorretamente como STITVTOR EIPVBLICAE, omitindo algumas letras e confundindo outras.
Fonte: sputniknewsbrasil