Antigas estrelas são descobertas no ‘coração’ da Via Láctea (FOTO)


O novo estudo descobriu que o núcleo da Via Láctea abriga estrelas de 12,8 bilhões de anos, nascidas no início do Universo.
Algumas das estrelas, que nasceram nos primeiros bilhões de anos após o Big Bang, ainda estão orbitando lentamente o centro da galáxia, e ainda podem ser usadas para estudar como eram as galáxias quando ainda estavam apenas no início da formação.
O estudo sugere que as estrelas mais antigas estejam presentes nas densas partes internas da Via Láctea, que tem sua linha de visão encoberta por grandes quantidades de poeira interestelar.
CC BY 4.0 / ESA/Gaia, Impressão artística: Amanda J. Smith e Anke Arentsen, Universidade de Cambridge / Representação artística das antigas estrelas na região interna da Via Láctea. Alguns exemplos das órbitas das estrelas foram destacados à esquerda. O lado direito mostra a localização dessas estrelas na galáxia em relação ao Sol, girando lentamente

Representação artística das antigas estrelas na região interna da Via Láctea. Alguns exemplos das órbitas das estrelas foram destacados à esquerda. O lado direito mostra a localização dessas estrelas na galáxia em relação ao Sol, girando lentamente - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2023

Representação artística das antigas estrelas na região interna da Via Láctea. Alguns exemplos das órbitas das estrelas foram destacados à esquerda. O lado direito mostra a localização dessas estrelas na galáxia em relação ao Sol, girando lentamente
Para identificar estes antigos astros, os astrofísicos aplicaram um filtro de imagem especial no Telescópio Canadá-França-Havaí, que revelou as estrelas a partir da composição química, abundante em hidrogênio e hélio.
Com a descoberta, os especialistas confirmaram que quanto mais antigas forem as estrelas, mais caóticos serão seus movimentos, apesar de notarem um tipo de rotação média em torno do centro da galáxia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Reitor participa da abertura do Troféu Brasil de Atletismo
Próxima Relevos paleocársticos são descobertos no noroeste da China (FOTOS)