Ansiedade social: confira 3 sinais que podem indicar o transtorno


pesquisa-revela-aumento-da-ansiedade-entre-brasileiros-na-pandemia

Você já perdeu alguma oportunidade por medo de se expor, de ser julgado ou avaliado? Muitas pessoas atribuem isso à timidez, mas o comportamento pode estar enraizado em algo chamado ansiedade social ou fobia social. Enquanto a timidez é um traço de personalidade, a ansiedade social é um transtorno, que pode causar limitações na vida pessoal e profissional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 13% dos brasileiros sofram com a ansiedade social, o que equivale a 26 milhões de pessoas. O quadro é caraterizado por sofrimento psíquico intenso, uma vez que inclui autossabotagem, baixa autoestima e isolamento social. Perceber os sintomas referentes ao problema é fundamental para receber o tratamento adequado, diminuir e amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Confira quais são três dos principais sinais de ansiedade social:

1. Medo de se expressar

Uma pessoa com ansiedade social tem muita dificuldade para se expressar. Um dos motivos para isso é a insegurança. O indivíduo não reconhece as próprias qualidades e foca apenas nos defeitos. Tal situação o leva a pensar dez vezes antes de falar e, quando o faz, é comum ocorrerem falhas em relação à clareza das ideias e até à continuidade da conversa.

A ansiedade social também faz com que o indivíduo restrinja o convívio com os outros. O isolamento é um dos artifícios para evitar as situações de ansiedade.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4

Publicidade do parceiro Metrópoles 5

0

2. Dificuldades com o chefe

Se lidar com colegas de trabalho é fisicamente difícil para pessoas com ansiedade social, se relacionar com chefes e líderes é ainda mais desafiador. Uma simples reunião faz com o que coração bata mais forte e o suor tome conta do corpo.

Uma das explicações para isso ocorrer, segundo a psicóloga pela Universidade da São Paulo (USP), Monica Machado, é que o indivíduo com fobia social se sente inferior diante da liderança. “Ele enxerga no diretor, por exemplo, um ser inacessível, bem maior e melhor. Acredita que se falar qualquer coisa será avaliado negativamente”, explica a médica.

3. Crises no relacionamento amoroso

De acordo com Monica, o indivíduo socialmente ansioso encontra muitos obstáculos na hora de conversar com alguém por quem se sente atraído. A pessoa com fobia social pode criar situações de autossabotagem para afastar o parceiro. Também é normal que se autodeprecie, pelo mesmo motivo.

Todas as situações citadas podem ser amenizadas e tratadas por meio de um acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra. Entre os tratamentos utilizados estão psicoterpia, meditação, ioga e, em casos mais graves, medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Anteriores Ceará lamenta a morte de torcedor que sofreu infarto no Castelão no domingo
Próxima Cara e Coragem: Pat prevê possível tragédia com Moa e fica aflita