“Minha sensibilidade com relação a essa decisão do CNPE é muito, muito boa, exatamente com base nos estudos da PNDS [Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde], da EPE [Empresa de Pesquisa Energética], [e] […] Angra 3 vai contribuir com a resiliência do sistema elétrico brasileiro”, disse ele ao podcast Jabuticaba Sem Caroço, da Sputnik Brasil. “Que venha logo, para que a gente possa dar o tratamento interno que a gente precisa fazer junto ao TCU [Tribunal de Contas da União] — publicar edital, fazer a licitação, assinar contrato, contratar o pessoal todo…”
“Precisamos tirar Angra 3 do papel de maneira rápida e urgente, primeiro porque já são 39 anos de obra em andamento; depois, R$ 12 bilhões já foram investidos, 12 mil equipamentos estão comprados no sítio de Angra, esperando para ser comissionados”, argumentou ele. “Há contratos que precisam ser rescindidos, se não for fazer [o serviço previsto], há financiamentos que também devem ser pagos“, ponderou, ao salientar que somente em seguro e preservação os gastos anuais são de R$ 100 milhões.
🗣⚡️ Presidente da Eletronuclear defende energia nuclear como pilar da transição energética
Ainda na entrevista à Sputnik Brasil, Raul Lycurgo destacou que, sem a energia nuclear, a transição energética não será possível.
Para ele, substituir fontes poluentes, como as que… pic.twitter.com/Q8uz0j4Bey
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 21, 2024
“Auxilia gerando trabalho, renda e emprego aqui, mas alto valor agregado. A gente não precisa ficar exportando commodity, temos cérebro brasileiro extremamente inteligente, extremamente competente, temos o domínio do ciclo do combustível. Podemos fazer isso aqui e nos transformar no exportador mundial de combustível nuclear.”
“A Eletronuclear dá conta de fazer Angra 3 sem problema nenhum. Agora, pra atingir o PNE 2050 com mais 8 a 10 GW de energia nuclear até 2050, há necessidade, sim, de um novo marco legal e de que investimentos privados venham também auxiliar com essa infraestrutura extremamente complexa.”
🗣🇧🇷 Brasil tem ‘pré-sal’ de urânio inexplorado, diz presidente da Eletronuclear
Em entrevista à Sputnik Brasil, o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, destacou o potencial do Brasil como potência mundial no setor nuclear e enfatizou as vastas reservas de urânio no país.… pic.twitter.com/bfnHfyrgSa
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 21, 2024
Fonte: sputniknewsbrasil