Anfavea quer retorno do Salão do Automóvel como evento de tecnologia já em 2024


Desde 2018, o Brasil não tem um Salão do Automóvel. Após a pandemia, o Festival Interlagos ocupou o espaço de principal mostra de carros do país, mas sem o peso dado por fabricantes e com público consideravelmente menor.

Para 2024, a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) trabalha para conseguir trazer de volta um dos eventos que mais atraía público para a cidade de São Paulo.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirmou que as conversas entre as fabricantes e a RX Global Brasil, antiga Reed Alcantara Machado, estão avançadas. O executivo prometeu que o Salão do Automóvel de 2024 será realizado em novembro do ano que vem.

O local não foi confirmado, mas o Anhembi é o favorito para receber o evento. O espaço na Zona Norte de São Paulo está sendo modernizado e passará a ter ar-condicionado, antiga crítica ao pavilhão.

Mas apesar de voltar à antiga casa, o evento promete ser bem diferente – nos moldes de feiras de tecnologia, como a CES, que acontece no início do ano em Las Vegas (Estados Unidos) e o Salão de Tóquio.

“Não vai ser no formato de salão do automóvel. A ideia é fazer um grande evento de tecnologia. Vamos estar na CES, estivemos em Detroit, e estamos buscando fazer um grande evento de tecnologia onde vamos mostrar ao mundo o que o Brasil tem”, disse Leite.

Para a Anfavea, o evento, além de mostrar carros para público, deve ser uma “demonstração das novas tecnologias”. O objetivo é proporcionar experiências de test-drive para os visitantes, mas fora de um autódromo.

Será menos pirotecnia e mais tecnologia, em todos os sentidos… estrutura, carregamento, mitos em torno da eletrificação. Não haverá a imagem dos eventos anteriores, com mulheres sendo exibidas ao lado dos veículos, carros pendurados, rodando. Isso não está sendo cogitado”, concluiu.

Questionado se alguma empresa já confirmou a participação no evento, Leite disse que executivos “manifestaram apoiar totalmente no formato que seja adequada à realidade”.

A adesão das empresas tem sido o grande problema de quem tenta organizar um novo Salão do Automóvel desde antes da pandemia. Os custos de realizar um evento de grandes proporções têm sido elevados demais para o retorno proporcionado.

Dessa forma, em mais de uma ocasião, não houve quórum para que o Salão do Automóvel saísse do papel. A Anfavea não explicou como tenta mudar esse cenário para seu novo evento, mas citou conversas com o governo federal para apoiar uma mostra de tecnologia.

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Fonte: direitonews

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