Nesta sexta-feira (28), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manterá a bandeira verde acionada em novembro para consumidores interligados ao setor elétrico nacional. Contas de luz ficam sem cobrança extra por sétimo mês seguido.
A bandeira verde entrou em vigor no dia 16 de abril. O diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, explica que a medida segue conforme o previsto pela Aneel em junho. Na ocasião, houve uma revisão nos valores das taxas. “Na oportunidade, a Aneel destacou que, apesar da elevação dos adicionais, os modelos da indicavam elevada probabilidade de bandeira verde até o fim do ano. As projeções se confirmaram e hoje é possível afirmar, com grande segurança, que a bandeira seguirá verde até o fim do ano”, disse Feitosa em nota.
Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel.
Os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses, informa a agência.