Andifes tem encontro com Ministro da Educação


A diretoria da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, na última quarta-feira (18), na sede do ministério, em Brasília. O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vice-presidente da entidade, Evandro Soares, destacou o papel das universidades na oferta de ensino, pesquisa e extensão de qualidade para a população brasileira.

No encontro, a Andifes apresentou um conjunto de temas de relevância para as universidades federais, como a divisão dos recursos do orçamento, a autonomia das Instituições, a assistência estudantil, a interação com a educação básica, entre outros. “Foi uma reunião com diálogo aberto, com muito respeito e com o ministro se mostrando em consonância com as pautas que são fundamentais para as universidades federais”, detalhou o presidente da Andifes Ricardo Marcelo.

Luis Fortes/MEC

Para o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso e vice-presidente da entidade, Evandro Soares, o encontro foi uma oportunidade de encontrar a equipe do Ministério da Educação e debater o processo de gestão das universidades. “Foi uma conversa aberta e proveitosa de mais de 1 hora, marcando a abertura do diálogo do MEC diretamente com os reitores das universidades a respeito de temas estratégicos da educação brasileira, em especial a questão orçamentária, financiamento público da educação e a permanência dos estudantes nos cursos graduação”, relatou o reitor.

O professor Evandro Soares relatou que temas como autonomia das universidades, recursos para obras inacabadas e desenvolvimento de políticas de acesso, inclusão e permanência de estudantes estiveram na pauta. “O ministro se mostrou disposto a trabalhar junto às universidades brasileiras para a construção de um projeto de educação para todos, disse.

De acordo com o ministro da Educação, o MEC está de portas abertas para as universidades e o atual governo quer dialogar e reconstruir pontes, buscando sempre o consenso e o respeito pela autonomia. “Sou um árduo defensor das universidades federais e da ciência e tecnologia, que vejo como estratégicas para o país”, afirmou Santana, acrescentando que “não há desenvolvimento sem universidades. Por isso, queremos a academia dentro do MEC e das secretarias específicas, como parte de uma política de estado efetiva, e as universidades são especialistas nas pautas que são importantes para nós”, declarou.

Também participaram do encontro a equipe do MEC, os vice-presidentes  da Andifes, reitores Alfredo Macedo Gomes (UFPE), Dácio Roberto Matheus (UFABC) e Marcele Regina Nogueira Pereira (UNIR), além do secretário executivo, Gustavo Balduino.

Fonte: ufmt

Anteriores Casa Barão abre as portas para o público infantojuvenil nesta quinta-feira (19)
Próxima Operação Lei Seca resulta em 52 autuações em Cuiabá