No início de fevereiro, a Agência Nacional das Telecomunicações informou que começaria a dar fim ao gatonet. Dessa forma, ao que tudo indica, a Anatel já deu início aos cortes de sinal dos aparelhos piratas de TV e plataformas de streaming.
Em entrevista, o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, detalhou como estão ocorrendo esses bloqueios de sinal e deixou claro que, por enquanto, não existe a possibilidade de acabar de vez com o uso ilegal de conteúdos pagos.
De acordo com dados da Anatel, existem no Brasil aproximadamente 7 milhões de aparelhos ilegais de TV Box . No entanto, esse número só é dos aparelhos que não passaram por teste de conformidade para venda no país. Ou seja, a Agência não sabe a quantidade de usuários que utilizam esse tipo de serviço ilegal.
Contudo, a Anatel não informou o número de TVs Box bloqueados. O superintendente, no entanto, afirma que já existem pessoas admitindo nas redes sociais que tiveram seus sinais bloqueados.
Nesse sentido, a agência afirma que não conseguirá acabar de imediato com a TV Box pirateada, visto que existem pessoas que estão trabalhando para burlar esse bloqueio.
A empresa quer combater a prática e buscar diminuir a adesão dos usuários por meio da conscientização popular. Por mais que o bloqueio não seja para todos, ele diminuirá a disponibilidade. De acordo com Tercius,
“Em 2020, registramos cerca de 400 mil [apreensões de TV Box]; já em 2021, pulou para 3,5 milhões.”
Nesse momento, você deve estar se questionando como funciona esse bloqueio. Ele funciona baseado em denúncias recebidas por um grupo de técnicos da Anatel. Segundo Tercius,
“É importante ressaltar que a denúncia não é ‘olha, meu vizinho está usando equipamento pirata’. A gente não quer pessoas em específico, mas uma rede de aparelhos. As denúncias costumam detalhar, por exemplo, fabricante, modelos e os servidores que eles acessam.”
Caso haja denúncias frequentes, são acionadas operadoras backbone para fazer o bloqueio através de “múltiplas técnicas”, que não foram reveladas pela agência.
Sendo assim, é importante ficar atento com o que se consome para que futuramente você não seja prejudicado financeiramente. O indicado é realizar a contratação de Tv Box legais, como Apple TV , Xiaomi Mibox e Chromecast Google.
Fonte: capitalist